Macaé recebe alunos da Escola Latino Americana de Medicina Cubana

26/08/2009 10:10:12 - Jornalista: Waleska Freire e Clinton Davisson

Foto: Arquivo Secom

Comitiva macaense esteve em Cuba este ano

Cumprindo uma das metas anunciadas durante a prestação de contas da comitiva que foi a Cuba, chegam a Macaé nesta quinta-feira (27), oito estudantes brasileiros da Escola Latino Americana de Medicina Cubana (ELAM), acompanhados de cinco assessores da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos.

Após a recepção, eles irão visitar os Programas da Saúde da Família da Aroeira, Virgem Santa e Praia Campista, seguido do Colégio Estadual Municipalizado Coquinho na Praia Campista, e Colégio Municipal Teotorino de Luna, na Virgem Santa. Depois do almoço, os alunos que cursam Medicina em Cuba vão visitar o Hospital Público de Macaé (HPM).

Às 15h eles participam de um encontro na Cidade Universitária com os alunos dos cursos de Medicina, Nutrição e Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Estarão presentes no evento o prefeito Riverton Mussi, a secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, e os coordenadores dos novos cursos de Medicina, Marly Serzedello; de Enfermagem, Gláucia Valente Valadares e Nutrição, Beatriz Gonçalves Ribeiro.

- A comitiva formada por integrantes do governo municipal de Macaé, esteve em Cuba entre os dias 27 de abril e primeiro de maio e uma das agendas foi a visita feita na Escola Latina Americana de Medicina Cubana (ELAM), quando ficou acordado o intercâmbio entre os alunos de Medicina da ELAM com os da UFRJ em Macaé. A comitiva se interessou pelo intercâmbio de experiências sobre o desenvolvimento e as potencialidades do sistema nacional de Saúde em Cuba. Essa troca de experiências entre os alunos será muito importante. A Medicina cubana é um exemplo, ressaltou a secretária de Educação, vice-prefeita e presidente da comitiva cubana, Marilena Garcia.

Aulas começaram segunda

As aulas dos cursos de Medicina, Nutrição e Enfermagem da UFRJ começaram segunda-feira (24), na Cidade Universitária. Esses são os primeiros cursos implantados no interior do estado do Rio de Janeiro. Com o início das aulas, os 68 calouros não esconderam a alegria e a ansiedade de começar uma nova fase de suas vidas.

É o caso da estudante de Medicina Adélia Carolina Rodrigues Silva, 19 anos, nascida em Araruama e moradora de Niterói. “Minhas expectativas sobre o curso são as melhores possíveis. Gosto dessa proposta de uma medicina mais moderna, focada na prevenção das doenças e tenho certeza que a UFRJ manterá o padrão de qualidade elevado aqui em Macaé”, garante. As estudantes de Nutrição, Glenda Ribeiro do Prado Rocha e Nathalia Schanaak Prado, ambas de 19 anos também estão animadas.

“A faculdade está fazendo o possível para nos receber bem, já estamos cheias de trabalhos para fazer e livros para ler. Mas foi para isso que nós fizemos o vestibular”, relatam. No processo de integração, os alunos conheceram vários setores da Cidade Universitária, fazendo, inclusive uma visita guiada a Biblioteca da entidade.

Para a coordenadora do curso de Enfermagem, Glaucia Valente Valadares, os estudantes se mostraram felizes e receptivos. “Os alunos dos três cursos farão algumas disciplinas integradas, mas desde já terão também aulas específicas para suas respectivas especializações”, destaca, informando ainda que os cursos de Nutrição e Enfermagem são compostos de 10 períodos, cada um com seis meses de duração. O de Medicina possui 12 períodos.