Macaé recebe estudantes holandeses de pedagogia social

16/10/2009 15:13:24 - Jornalista: Joice Trindade

Mais uma vez o município de Macaé está sendo alvo de atenção de jovens europeus. Depois do intercâmbio dos alunos da Universidade de Chester, da Inglaterra, desta vez são os da Universidade Avane, da Holanda. Eles estão participando de um intercâmbio na América do Sul para conhecer a realidade social de alguns municípios do país.

Em Macaé, duas jovens holandesas estão se preparando para fazer parte de um trabalho social e voluntário de identificação cultural. No mês de janeiro do próximo ano, o município vai receber 15 novos estudantes da mesma universidade.

A visita das universitárias a Macaé conta com o apoio da secretária de Educação. De acordo com o tutor da Universidade de Avane no Brasil, William Santiago, esse incentivo da secretária de Educação, Marilena Garcia e da coordenadora do projeto “Minha Escola Querida”, Sônia Terezinha Gonçalves, está sendo essencial. “Esta ajuda é muito importante, pois as universitárias poderão fazer trabalho de campo em pontos de Macaé como Fronteira e as adjacências do cais de Macaé”, ressaltou.

A previsão é que as alunas também conheçam e participem do próximo mutirão do “Minha Escola Querida” no mês de novembro. Ele lembrou que depois da atenção da secretária e vice-prefeita de Macaé aos estudantes da Universidade de Chester, Macaé foi incluída nos roteiros dos intercâmbios.

Os jovens que fazem o curso de Pedagogia Social na Holanda ficaram impressionados com os programas sociais e educacionais que são desenvolvidos em Macaé.

- Elas estão encantadas com o programa de assistência às jovens carentes grávidas e com a atenção da Educação aos segmentos da informatização e de cursos profissionalizantes gratuitos. Esta é a prova que a cidade está se desenvolvendo, disse o tutor William Santiago, que também é professor de Línguas.