Macaé recebe Nelson Motta no projeto TIM Grandes Escritores

11/10/2007 11:27:03 - Jornalista: Janira Braga

O escritor, compositor e roteirista Nélson Motta visita Macaé na próxima quarta-feira (dia 17) dentro do projeto TIM Grandes Escritores, da operadora de telefonia com apoio da prefeitura. O escritor fará doação de livros para a Biblioteca Municipal e conversará com leitores e fãs em geral. O horário está sendo definido pela organização.

Macaé já recebeu dentro do projeto os escritores Affonso Romano de Sant’Anna, Marina Colassanti, Zuenir Ventura e Ignácio de Loyola Brandão. De acordo com a TIM, o terceiro ano do programa nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo começa no próximo dia 15 de outubro e segue até abril de 2008.

Como palestrantes, foram escolhidos dois grandes nomes que navegam pelos mundos da literatura e o da música: Nélson Motta e Sérgio Cabral. Nélson Motta escreveu 11 livros - três chegaram ao primeiro lugar na lista de mais vendidos: ‘Noites Tropicais’, ‘Confissões de um torcedor’ e ‘Nova York é aqui’. Como letrista compôs com parceiros como Ed Motta, Marcos Valle, Guinga e Max de Castro.

Produtor, Nelson já dirigiu shows no Brasil e no exterior e produziu discos de Elis Regina, Frenéticas, Gal Costa, Elba Ramalho, Marisa Monte, Sandra de Sá, Leila Pinheiro, Simone, Daniela Mercury. Jornalista, escreve para a Folha de São Paulo semanalmente e colabora com diversas revistas. Palestrante, desde 2000 fala sobre musica brasileira para platéias diversas, desde as da Universidade de Harvard, em Boston às de várias cidades brasileiras.

O TIM Grandes Escritores surgiu para incentivar a descoberta da leitura e o conhecimento da vida e da obra de grandes nomes da Literatura Brasileira. Coordenado por Marcelo Andrade, é um programa cultural itinerante, que oferece aos municípios encontros com aqueles que são responsáveis pela formação e incentivo da arte literária.

O programa tem como base de realização uma articulação entre a empresa privada TIM, as prefeituras, universidades e escolas. Para ampliar e sedimentar os resultados desse contato, as bibliotecas públicas das cidades visitadas recebem doação de livros dos escritores. Iniciado em 2002 em Minas Gerais, o TIM Grandes Escritores contabiliza 242 palestras gratuitas para um público de cerca de 86 mil pessoas naquele estado.

No segundo semestre de 2005, chegou aos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, promovendo o encontro entre os escritores e os seus leitores. A doação de livros é outra característica do projeto. Já foram doados cerca de 13 mil exemplares a bibliotecas do estado de Minas Gerais e cerca de 4,6 mil nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.