Macaé receberá os grandes clubes do Rio em 2009, garante Ferj

10/07/2008 17:15:05 - Jornalista: Tiago Ferreira

O presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), Rubens Lopes da Costa Filho, esteve em Macaé na tarde desta quinta-feira (10) vistoriando as obras do Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo. Acompanhado dos secretários municipais de Obras, Mário Bucker, e de Esporte e Lazer, Valter Luis Medeiros Bittencourt, Rubinho confirmou que o Macaé Esporte poderá enfrentar os quatro grandes clubes do Rio em seu estádio já no Campeonato Carioca de 2009.

- Fiquei extremamente satisfeito com o que vi. E já de antemão posso garantir que Macaé poderá receber partidas contra os grandes clubes do estado em 2009. O projeto do novo Estádio Cláudio Moacyr atende as exigências da Polícia Militar, Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros. O local proporcionará também mais segurança e comodidade aos torcedores. Com relação ao Carioca de 2009, Macaé será uma das principais praças do interior - garantiu Rubens Lopes.

As obras do estádio serão realizadas em duas etapas. Na primeira, o Moacyrzão receberá dois lances de arquibancadas em estrutura pré-moldada, com capacidade para cinco mil pessoas cada. As arquibancadas terão 20 metros de largura por 126 de comprimento e receberão também cobertura metálica. O estaqueamento realizado na lateral esquerda de quem entra no estádio já está fase final e, logo em seguida, será executado o coroamento dos blocos e montagem das arquibancadas.

Segundo o secretário de Obras, Mário Bucker, foi elaborado um projeto adequado para o funcionamento de uma escola sob essas arquibancadas do lado esquerdo. A escola terá como objetivo atender à demanda da educação para receber crianças de 2 a 10 anos de idade. Serão construídas dez salas de aula e todas as demais estruturas para dar suporte à escola, como salas para a diretoria e professores, cozinha, refeitório, banheiros, além de uma quadra poliesportiva.

- Depois de concluídas as arquibancadas, a prefeitura fará uma licitação para dar início à construção da escola. No projeto, as arquibancadas foram adequadas para receber essa escola. Com isso, a reforma do estádio perdeu o foco de só ser direcionado à área de esportes. Nesta primeira fase das obras, o objetivo da prefeitura é aproveitar a área da frente do estádio para um espaço de recreação que, futuramente, atenderá à escola, com quadra uma poliesportiva e um playground - frisou Bucker.

Já o secretário de Esporte e Lazer, Valter Bittencourt, disse que o estaqueamento para a construção das arquibancadas do outro lado do estádio será iniciado após a participação do Macaé Esporte na Série C do Brasileiro, competição que já está em andamento. Desse lado, sob as arquibancadas, ficarão as áreas destinadas à parte dos vestiários para os jogadores e os bares para atender aos torcedores.