Macaé relembra passagem da Tocha com exposição

08/10/2007 15:06:44 - Jornalista: Catarina Brust

Uma exposição com fotos, uniformes e objetos relembrará o dia 11 de julho, data da passagem do Revezamento da Tocha Rio 2007 por Macaé. O evento reuniu cerca de 25 mil pessoas nas ruas acompanhando a passagem dos 30 condutores, 22 dos quais atletas de Macaé. A exposição vai ser aberta às 14h, desta terça-feira (9), na Galeria de Arte Hindemburgo Olive - GAHO, da Fundação Macaé de Cultura. A tocha terá lugar de destaque na exposição.

O objetivo do evento é mostrar o momento histórico que a cidade viveu no dia da passagem do revezamento e a repercussão junto à população. Macaé foi a primeira cidade do país a receber, em setembro, uma das tochas que fizeram parte do Revezamento que antecedeu os XV Jogos Pan-americanos Rio 2007.

A preparação da cidade para receber o revezamento, começou cerca de três meses antes do evento. A prefeitura montou uma Força Tarefa composta por representantes de 12 secretarias municipais, responsáveis pela coordenação do revezamento na cidade. Um dos fatores que contribuíram para o sucesso do evento foi o envolvimento da secretaria Especial de Educação, promovendo concurso de frase nas escolas sobre o evento, levando as bandas e os estudantes da rede municipal de ensino.

- O sucesso foi fruto da orientação do prefeito Riverton Mussi, assim como do comprometimento da equipe da Força Tarefa, envolvida em realizar o evento da melhor forma possível, juntamente com a participação fundamental do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e de nossos parceiros, observou Décio Braga, assessor da secretaria Especial de Comunicação Social.

Os atletas da Seleção Brasileira de Luta Olímpica, que treinaram em Macaé antes do Pan do Rio, também serão destaque na exposição. A Seleção de Luta conquistou medalhas inéditas para o Brasil nos Jogos Pan-americanos, na luta greco-romana. Luiz Fernandes, 26 anos, e o niteroiense Felipe Macedo, 25, ganharam as medalhas de prata na categoria até 96 kg e bronze até 74 kg, respectivamente.

Dezoito atletas da Seleção – sete no estilo livre e na luta greco-romana e quatro no estilo feminino – treinaram na cidade, do dia 25 de junho a 6 de julho. O treinamento foi realizado nas instalações da Guarda Municipal, na Academia da Praça Washington Luiz e no Clube dos Empregados da Petrobras – Cidade do Sol. Os atletas também fizeram fisioterapia no Instituto Saúde do Corpo.

- A equipe da Seleção Brasileira de Luta, um representante do COB e a atleta da equipe brasileira de nado sincronizado, Lara Teixeira, medalhista de bronze no dueto e por equipe, foram convidados a visitar a exposição e confirmaram que virão. Convidaremos também os 22 atletas e ex-atletas da cidade que participaram do revezamento para comparecer à exposição nesse dia. A passagem da tocha foi um evento único e histórico, pois a possibilidade de acontecer novamente é muito remota, pelo menos nos próximos 100 anos, conclui Décio Braga.

O funcionamento da galeria é de segunda a sábado de 8h às 19h. A entrada é franca.