Macaé: saúde continua com ações de combate à dengue

06/05/2008 14:45:09 - Jornalista: Genimarta Oliveira

O trabalho permanente da secretaria Especial de Saúde de Macaé (Semusa) no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, vem mantendo a doença sobre controle no município. Mais uma ação acontece, nesta quarta-feira (07), no bairro Lagomar, com o mutirão contra à dengue. No primeiro quadrimestre deste ano foram confirmados 97 casos da doença. De acordo com dados da secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil a cidade diminuiu em, aproximadamente, 90% a incidência da doença, em relação ao mesmo período de 2007.

O secretário de Saúde, Luiz da Penha, lembra que estes resultados se devem a intensificação das ações de controle do vetor, como também a capacitação técnica dos profissionais da atenção básica e a vigilância epidemiológica, baseados no Plano de contingência para controle da dengue.

- O Plano de contingência para controle da dengue foi elaborado junto com toda comunidade, incluindo diferentes órgãos do governo municipal, estadual e federal e associações de classe - completa.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza o controle do Aedes aegypti, segundo as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, entre as ações desenvolvidas estão a eliminação mecânica de criadouros, utilização de larvicida biológico, tratamento de bueiros com máquina pulverizadora, tratamento intradomiciliar de casos positivos com utilização de equipamento aerosystem, ações educativas, determinação do índice de infestação do vetor e vistoria de pontos estratégicos como cemitérios, empresas, borracharias.

Dentre os trabalhos de combate à dengue executados pelo município, a secretaria especial de Saúde implementou, em 2007, o uso da homeopatia para auxiliar no controle da doença. O complexo homeopático para dengue, distribuído de forma gratuita para toda população, busca atenuar o quadro febril agudo, as dores no corpo e a diminuição dos riscos das complicações hemorrágicas.

Segundo a secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil, o Estado do Rio de Janeiro notificou 121.586 casos de dengue, sendo 17.193 no mês de janeiro, 23.510 em fevereiro, 57.735 em março e 23.148 no mês abril. Os municípios que registram maior número de casos são: Angra dos Reis (7.753), Campos dos Goytacazes (4.855), Nova Iguaçu (7.154), Duque de Caxias (4.468), São João de Meriti (2.642), Niterói (3.288), Magé (2.314), Belford Roxo (2.801), São Gonçalo (1.360) e o município do Rio de Janeiro (67.566). Estes municípios correspondem a 86% do total dos casos notificados, sendo que 56% no município do Rio de Janeiro.