Macaé se prepara para comemorar o Dia Internacional da Mulher

22/02/2010 16:11:13 - Jornalista: Monica Torres

Foto: Arquivo Secom

Serão palestras, caminhadas, saúde da mulher, dia da beleza, entre outros eventos

A Subsecretaria de Políticas para as Mulheres está organizando uma semana de eventos para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Serão palestras, caminhadas, saúde da mulher, dia da beleza, entre outros eventos, em parceria entre diversas secretarias, como Saúde e Esporte e Lazer, entre os dias 08 e 14 de março.

Para a subsecretária de Políticas para as Mulheres, Vânia Regina Deveza Gomes, “a mulher ainda é alvo de grande discriminação por aqueles que ainda acreditam que ‘lugar de mulher é no fogão’ e por isso enfrenta o grande desafio de mostrar que apesar de frágil é ainda forte, ousada e firme na tomada de decisões, quando necessário”. Ela ainda afirma que a mulher tem marcado as últimas décadas mostrando que competência no trabalho também é um grande marco feminino.

Nessa semana de comemorações e ações voltadas para as mulheres, a subsecretária Vânia Deveza, juntamente com um grupo de mulheres do município, receberá, no Rio, do governador do Estado, Sérgio Cabral, e do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um veículo e um Kit multimídia para contribuir na implementação de ações da Subsecretaria.


O Dia Internacional da Mulher

O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher. Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio. Cerca de 130 mulheres morreram queimadas.

Conquistas das Mulheres Brasileiras

O dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Marcos das Conquistas das Mulheres na História

1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.
1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas.
1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres.
1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças.
1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina.
1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres.