Macaé se prepara para comemorar o Dia Nacional do Samba

25/11/2009 15:53:33 - Jornalista: Cristian Kupfer - estagiário

Foto: Kaná Manhães

Reunião acertou detalhes da programação

Dois de dezembro é o Dia Nacional do Samba. Em Macaé, a data será comemorada com um caminhão de 22 metros, decorado, transformado em palco para uma roda de samba, que vai percorrer as principais ruas da cidade. A concentração será às 13h, na Praça Washington Luís, no centro. O trajeto do caminhão já foi definido.

Nesta terça-feira (23), representantes ligados ao samba no município se reuniram acertar detalhes da programação. O evento tem o apoio da prefeitura, através do Fundo de Desenvolvimento Econômico (Fumdec) e da Fundação Macaé de Cultura, além da Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé(Liecam) e Sea Ambiental.

Durante a reunião, várias ações foram discutidas para a celebração da data, entre elas os repertórios e as escolhas das personalidades do samba macaense que serão homenageadas este ano.
Um dos organizadores do evento, o ouvidor geral da prefeitura e presidente do Núcleo de Resistência dos Amigos do Samba Macaense (Nursam), comenta que atualmente duas cidades sempre comemoraram o Dia do Samba - Salvador e Rio de Janeiro.

- O objetivo deste evento é fazer com que Macaé inspire e expire o samba. Esta é a segunda edição, que conta com o apoio do Nursam, onde as personalidades do samba serão homenageadas. Para o Nursam, o dois de dezembro é especial, onde todos os sambistas macaenses se reúnem para comemorar pelo puro prazer de homenagear o samba. Para comemorar a data, a pessoa não precisa pertence grupo nenhum, o que importa é ser amante do samba, comentou Décio.

Décio ressalta que o Nursam visa a profissionalização sem perder a raiz e o aprimoramento do samba, mantendo sempre contato com as raízes. O objetivo é fomentar em Macaé à indústria do samba para gerar empregos confeccionando: adereços, chapelarias, um universo de recursos para a população.

- O Nursam é um movimento que começou para resgatar parte da cultura do samba que faz parte da cultura brasileira. Macaé é uma cidade belíssima, rica em todos os aspectos que não pode ficar de fora, nesta data tão importante, declara um dos fundadores do Nursam, Élcio Pontes.

Ele comenta que no ano passado ele ficou surpreso com a reação da população. Enquanto o caminhão passava em vários bairros da cidade, as pessoas aplaudiam e saía de suas casas para participar da comemoração.

- Este evento é muito importante para a cultura da cidade. A missão do Nursam é resgatar a cultura do município, é um marco que fica firmado cada vez mais. O nosso resgate e resistência não pode para por aqui é a nossa raiz.

Este ano o samba cairá numa quarta-feira. Para a presidente da Escola de Samba Castelo Imperial, Ana Cláudia Davi, animação é o que vai não faltar. O final do trajeto será no Museu Solar dos Mellos, onde será comemorado o aniversário do prédio, regado de samba e homenagens aos sambistas do município.

- Durante a trajetória de atividades culturais e empenho que o museu promove para a população, o Solar dos Mellos é considerado um verdadeiro pólo fomentador da cultura em Macaé. O samba é a marca do museu, comentou o subsecretário de Acervo e Patrimônio Histórico, Ricardo Meirelles.

Confira o trajeto do caminhão:

13h – Concentração na Praça Washington Luiz (em frente o Ginásio Ypiranga)
13h30-Saída do caminhão
Passagem pela Avenida Presidente Sodré
Retorno em frente à Delegacia Legal
Ponte Ivan Mundim
Avenida Amaral Peixoto (sentido Barra de Macaé)
Retorno na Praça de São Pedro
Avenida Amaral Peixoto (sentido centro)
Conversão à direita – logo após descida da ponte
Télio Barreto (sentido Aroeira)
Rua Gastão Henrique Schueller
Rua Aloísio Andrade Alcebíades
Télio Barreto (sentido centro)
Rua Tenente Coronel Amado
Rua Teixeira de Gouveia
Avenida Papa João XXIII
Avenida Agenor Caldas
Rua Tiradentes