Macaé se prepara para novas descobertas na robótica 2016

24/11/2015 16:29:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer/Funemac Comunicação

Foto: Divulgação

Robótica praticada na rede municipal é destaque nacional

Macaé não teve representante na robótica internacional, mas ficou entre as 10 melhores equipes do Brasil no Torneio de Robótica First Lego Leage (FLL), etapa do mundial FLL, realizada no Serviço Social da Indústria (Sesi), em Vitória, no Espírito Santo, na sexta-feira (20) e sábado (21). O Colégio de Aplicação (CAp) e mais seis equipes municipais tiveram um aquecimento e tanto para o evento de 2016, dentro do programa #inovareaprender, uma parceria da Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O CAp apresentou duas pesquisas inovadoras com protótipos de aproveitamento de pneus para fazer asfalto e ainda um coletor seletivo para implementação da coleta efetiva em Macaé. A missão do #inovareaprender é formar autores de novas tecnologias responsáveis e o programa é desenvolvido junto com os colaboradores Odebrecht Óleo e Gás, Zoom Education for Life, UFRJ e UFF.

O professor Wiverson Cardoso, coordenador de Robótica do CAp, junto com a professora Fabiana Leal, informou que o colégio participou do torneio regional com duas equipes inscritas: RoboCAp 1 e RoboCAp 2. Cada equipe participou com: um projeto de pesquisa, que consistiu em diagnóstico do problema, solução inovadora e ampla divulgação; poster de core values, que são valores humanos que a equipe deve demonstrar aos juízes; projeto e design de robô; e execução das missões com o robô.

- Foi ótima a participação. Não fomos classificados para a etapa mundial, mas ficamos entre as dez melhores do país e estamos animados para a participação em 2016 com novas descobertas, pesquisas e muito aprendizado. No próximo ano participaremos dos torneios da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), FLL, Torneio Juvenil de Robótica (TJR), Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Fecti), Olimpíada de Ambiente, entre outros eventos que classificamos, pois entendemos que, através do intercâmbio possibilitado e toda avaliação que participamos, nosso programa se fortalece -, destacou a coordenadora do programa no município, Luemy Avila.

Participaram do torneio mais de 40 equipes dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e do Distrito Federal. O município de Macaé participou com sete equipes: Sanandroid (Colégio Municipal do Sana), CyberCyra (Escola Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel), Robóticos Daflon (Escola Municipal Eda Daflon), Politec (Colégio Estadual Municipalizado Polivalente Anísio Teixeira), RoboCAp (CAp Funemac) e Serratec (Escola Técnica Municipal Natálio Salvador Antunes). O Colégio Municipal do Sana ganhou o prêmio de Core Values "Trabalho em Equipe".

Além de participar das missões, as equipes passaram por entrevistas reservadas com os juízes de cada quesito. A realização do evento é do Departamento Nacional do Sesi em parceria com a instituição americana First e o Grupo Lego, da Dinamarca.

- Mesmo não ganhando nenhuma premiação, a participação foi extremamente importante para as equipes, pois serviu para a consolidação e para o envolvimento de novos participantes para as próximas temporadas -, observou o professor Wiverson.