Macaé sedia 43ª Expo Nacional Campolina

04/09/2023 17:29:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho

Evento vai até o próximo sábado (09)

A 43ª Expo Nacional Campolina prossegue até o próximo sábado (09), no Parque de Exposições Latiff Mussi, em Macaé. O evento, com entrada gratuita, é realizado pela Associação Brasileira de Criadores de Campolina (ABCC) e conta com a parceria da Prefeitura de Macaé. Um total de 330 animais de 54 categorias estão participando da edição, que acontece pela primeira vez no município. A maior parte dos animais são de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

Nesta segunda-feira (04) a programação contou Campolina em Ação de marchas batida e picada macho e fêmea. Além da programação técnica também acontece leilão. A atração musical, às 21h, será com a Roda de Viola Acústica Campolina. Na terça-feira (5), a Expo Nacional segue com programações técnicas, comerciais e culturais e com o mesmo show desta segunda-feira. A final do evento será no sábado (09), a partir das 8h, com julgamento técnico específico das categorias e seus campeões.

A Expo Nacional em Macaé está sendo elogiada pelos criadores participantes. Entre eles está Henrique Beradinelli. "Estou gostando muito desta edição e da organização em Macaé. Estamos registrando animais de padrão muito alto, principalmente as fêmeas. É maravilhoso uma cidade do estado do Rio sediar a 'nacional'. A expectativa para a final é das melhores, e, com certeza, os julgamentos serão difíceis por se tratar de uma raça expoente. O Estado do Rio também está se destacando quanto à criação da raça campolina. Hoje não existe supremacia de estados", ressaltou.

Da mesma opinião é o criador Sílvio Armbrst, que disse estar apreciando a programação. "A qualidade dos animais é espetacular, principalmente das fêmeas. Esta edição está maravilhosa. Estamos na nossa casa e estar no Rio de Janeiro é uma oportunidade ímpar para encontrarmos amigos de todo o Brasil. A coordenação e organização está de parabéns", comentou, ao lado do participante Teófilo de Almeida, que ressaltou "que o estado do Rio de Janeiro tem um potencial maravilhoso na pecuária com animais com genética de padrão importante".

Já o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Campolina (ABCC), Plínio Siqueira, salientou que é a primeira vez que uma etapa nacional é realizada no município de Macaé. "Estamos muito satisfeitos em estarmos aqui no município de Macaé. Teremos atrações para crianças e adultos com oito shows, e contamos com a presença de todos", disse.

Entre as finalidades da programação estão: verificar, pela apresentação de espécimes, o índice e melhoramento da Raça e premiar os melhores animais; promover o congraçamento entre os criadores e seus familiares e amigos; proporcionar a troca de experiência entre os criadores e favorecer oportunidades para negócios; proporcionar o encontro de criadores para discutir problemas específicos de seus criatórios e abordar assuntos de interesse da classe; promover a integração entre as comunidades urbana e rural; VI - Mostrar ao público a importância dos equinos nas atividades rurais e sua utilização para trabalho, esporte e lazer e favorecer negócios de compra e venda.

Sobre o Campolina

O porte nobre, as formas harmoniosas, os traços curvilíneos e uma estrutura óssea muscular que favorece o andamento marchado são as principais características que diferenciam e tornam o Campolina um cavalo único. Toda essa harmonia é coberta por pelagens de rara beleza, sendo a baia predominante na raça; porém a alazã, castanha, preta, tordilha, branca e pampa também são bastante encontradas, dando ainda mais diversidade e exclusividade à raça Campolina.

Terça-feira (05)

21h - Roda de Viola Acústica Campolina

Quarta-feira (06)

21h - Edson Batata

23h - Bateria da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense

Quinta-feira (07)

21h - Érica Carvalho

23h - Cesário Ramos

Sexta-feira (08)

21h - Glauco Zulo

Sábado (09)

21h - Junior e Gustavo


Fotos Relacionadas