Macaé sedia primeira etapa da Liga Carioca de Downhill

29/03/2023 10:34:00 - Jornalista: Joice Trindade

Evento acontece neste domingo (2 de abril), na pista da Usina, no Frade, às 8h

Macaé será palco da primeira etapa da Liga Carioca de Downhill, que vai acontecer neste domingo (2 de abril), na pista da Usina, no Frade, às 8h. O evento receberá uma média de 110 atletas de alto nível representantes de todo país. A disputa é considerada uma das mais importantes de Mountain Bike (MTB) no cenário nacional e vai abrir a temporada do ranking 2023, contribuindo assim com a expansão da cultura da bike a nível competitivo. Os treinos iniciarão no sábado (1º de abril), às 8h. As próximas etapas estão previstas para os dias 17 de abril, em Barra de São João, 26 de junho em Nova Friburgo e 9 de outubro, em Magé.

A premiação será a entrega de medalha de participação para todos os inscritos e troféus para os cinco primeiros colocados de cada categoria. A competição receberá atletas conhecidos no MTB como Walace Miranda (categoria elite, SP); Gabriel Miranda (categoria juvenil, SP); Diego Knob (categoria elite, RJ); Caio Vieira (categoria Júnior, RJ); Matheus Montezuma (categoria Júnior, RJ); Bruno Broher (categoria elite, RJ),Matheus Freitas (categoria elite, ES) e Narana (categoria feminino, ES).

De acordo com o Secretário de Esportes, Marvel, a competição na região serrana é de suma importância com o recebimento de atletas de todo país, que vão disputar, se divertir e conhecer a cidade. “O melhor desta etapa é que o município está resgatando a segunda maior pista do país, que estava desativada há dez anos. A pista agora receberá a etapa estadual, mas a intenção é sediar o campeonato nacional”, ressalta.

A Pista da Usina no Frade é reconhecida pelos esportistas da área, pois além de atender os protocolos e padrões de construções de trilhas para modalidade, ela apresenta um visual geográfico e estético de muita peculiaridade trazendo toda a essência da natureza local, associado à cultura de região serrana em esporte de montanha, nesse caso em especial o Mountain Bike (MTB- Downhil).

Segundo o presidente da Liga Carioca de Downhill, Nestor Vidal, a etapa em Macaé representa um momento ímpar. “Este local, que já foi palco de campeonato Brasileiro da modalidade no ano de 2013, é muito conhecido e difundido na cena das duas rodas. Hoje, poder trazer à ativa uma pista com tanta bagagem, através da Liga Carioca, tornou mais que especial essa edição, que será a abertura do ranking da Liga Carioca- 2023”, ressalta.
Esporte- Vale lembrar que o downhill é um esporte que junta muita velocidade a um alto nível de precisão e controle da bike em pistas cheias de obstáculos de tirar o fôlego e o melhor: fazendo jus à expressão “ladeira abaixo”.