Macaé sediará encontro de ouvidores

29/03/2010 10:11:49 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Arquivo Secom

Macaé vai sediar o primeiro Encontro Regional de Ouvidoria e Cidadania

No próximo dia 13 de abril, Macaé vai sediar o primeiro Encontro Regional de Ouvidoria e Cidadania. Uma realização da Associação Brasileira de Ouvidores (Abo) e da representação regional (III Região), que engloba 18 municípios fluminenses e tem Macaé como filial principal.

Segundo o Ouvidor Geral da prefeitura de Macaé, Décio Braga, esse encontro será altamente enriquecedor para todos os gestores que percebem que cada vez mais empresas e instituições públicas e privadas buscam uma maior aproximação com os cidadãos, ampliando o poder de voz de cada um deles.

De acordo com o Moderno Dicionário da Língua Portuguesa ouvidor ou ombudsman é aquele que, nos países de democracia avançada, investiga, na condição de funcionário do governo, as reclamações do povo contra os órgãos administrativos. Também é a pessoa com a incumbência de observar e criticar as falhas de uma empresa, pondo-se no lugar do público.

Para Décio, o principal objetivo do 1º Encontro é difundir o Instituto da Ouvidoria como forma de aperfeiçoamento das organizações e dos cidadãos, a partir de suas manifestações, tendo como foco os municípios que compõe a III Região.

Estes são: Araruama, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Iguaba Grande, Quissamã, Rio Bonito, Rio das Ostras, São João da Barra, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Silva Jardim e Macaé, é claro.

- O evento consolida Macaé como sede da III Região da Associação Brasileira de Ouvidores – ressalta Braga. Ele acrescenta ainda que é do conhecimento geral o vertiginoso crescimento das Ouvidorias no país, tanto no âmbito do setor público quanto da esfera privada, como instrumento de aperfeiçoamento das organizações e da cidadania,a partir de manifestações como reclamações, sugestões, elogios, críticas e até mesmo, denúncias.

De acordo com informativo da Associação Brasileira de Ouvidores essa é a razão de se propor a realização de um evento regional que, ao reunir experientes profissionais na área dos direitos dos cidadãos, constitui na oportunidade de aprendizado e conhecimento da instigante função do ouvidor, sua história, seu futuro e sua contribuição para o aprimoramento da sociedade em níveis federal, estadual e municipal.

- O público alvo do nosso evento será constituído por ouvidores e suas equipes em funcionamento nos municípios da nossa região, além de profissionais e estudantes interessados no tema – completa Braga, finalizando que o 1º Encontro Regional de Ouvidoria e Cidadania será realizado no Auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com início às 8h30 e término às 18h.

















Audio

Entrevistado: Décio Braga Ouvidor Geral da Prefeitura de Macaé
Reporter: Wilton Santos