Macaé Sports vai disputar Superliga Feminina de Vôlei 2009/10

24/11/2009 12:01:55 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Arquivo Secom

Atletas vão treinar no Ginásio Municipal

Depois de participar durante sete anos da Superliga Feminina de Vôlei, com desempenhos expressivos, Macaé volta agora à competição. O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, articulou a formação do time após receber convite da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), para que Macaé participasse da temporada 2009/10 da competição nacional. A equipe será formada por uma mescla de jovens atletas de base da Seleção Brasileira, campeãs Mundiais de 2009. O uniforme do Macaé Sports Clube lança a campanha “Macaé: conhecer para amar”, já iniciada nos pontos de ônibus da cidade.

Retomar a participação de Macaé na Superliga faz parte de um projeto maior do prefeito Riverton Mussi e do governo do estado, para tornar o município a cidade mais olímpica do estado, investindo nos atletas de olho nas Olimpíadas Rio 2016.

- Estamos na elite do futebol carioca e fomos vice-campeões da série D, conseguindo assim acesso a série C do Campeonato Brasileiro com o Macaé Esportes. Vamos retomar com as equipes do vôlei feminino, futsal masculino (vamos disputar a liga nacional) e no basquete. A prefeitura também patrocina a equipe do basquete em cadeira de rodas que vai disputar a série B e, vários atletas de ponta, via o Bolsa Atleta, como a bodyboarder, Jéssica Becker, que está em segundo lugar na disputa pelo Mundial de Bodyboard -, explica o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Alex de Moraes.

A Superliga é a maior competição entre clubes do vôlei nacional. Para disputar o campeonato, a equipe do Macaé terá quatro jogadoras que vem do Osasco (SP), duas do Minas (MG), uma do São Caetano (SP) e quatro de Franca (SP). “A ideia também é buscar jogadoras nas escolinhas de vôlei de Macaé e região. O município quer investir num projeto a longo prazo para a formação de atletas de grande rendimento tendo como meta as Olimpíadas Rio-2016”, explica o subsecretário de Esporte, Rogério Maciel.

De acordo com a supervisora da equipe do Macaé, Elaine Paysan, a formação de novos atletas e o foco do projeto. “Já estamos com olheiros acompanhando os treinos nas escolinhas de vôlei de Macaé. Já estamos com três em vista, e buscando jogadoras com estatura alta e com bom potencial para serem treinadas”, disse.

A equipe do Macaé Sports utilizará a estrutura do Ginásio Municipal Engenheiro Maurício Bittencourt, localizado no bairro da Riviera Fluminense, para os treinos e jogos da equipe. O ginásio é considerado um dos melhores do estádio para competição com capacidade para 3.850 pessoas sentadas, 37 suítes, centro de fisioterapia, academia de ginástica e centro médico.

- O objetivo é a descoberta e o incentivo aos novos talentos esportivos da região. Há 26 anos fundamos a Prosports voltada para a formação de atletas de vôlei, desde as categorias de base. Outro incentivo ao esporte foi a criação do PIDES (Programa de Iniciação Desportiva), quando ainda era vereador, para a prática de diversas modalidades esportivas em vários pontos do município. Hoje, investimos no projeto Prata da Casa, com escolinhas de esporte em diversas modalidades. Além disso, criamos o bolsa atleta que incentiva os atletas de grande rendimento a participarem de competições nacionais e internacionais -, explica o prefeito Riverton Mussi, pontuando que a volta a Superliga é realizada em parceria com a CBV, grande incentivadora para que a equipe do Macaé voltasse ao torneio nacional.

O técnico do time será Alexandre Ferrante, um dos auxiliares da Seleção Brasileira Infanto-Juvenil de Vôlei. As três primeiras partidas do Macaé estão previstas para os seguintes dias: 10 de dezembro contra o Usiminas-Minas; dia 12, contra o Mackenzie, também de Minas Gerais e dia 22, contra o Unilever (RJ). Esses jogos serão em casa, no Ginásio Municipal. As partidas da Superliga – que acontece entre os meses de dezembro e abril – são realizadas sempre às quintas-feiras e aos sábados às 19h.

- A meta é ficar entre os oito melhores da competição. Teremos uma semana de treinos com toda a equipe antes do início da Superliga, para isso, na primeira quinzena, teremos treinos de segunda à sexta-feira de manhã e à tarde e aos sábados de manhã -, disse o assistente técnico da equipe , André Rosendo, que chegou nesta segunda-feira (23) em Macaé.

SuperLiga: 30 equipes disputarão o título

A Unidade Técnica da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) divulgou, no final do mês de outubro, os clubes que disputarão a Superliga 2009/2010. Ao todo, 30 equipes – 17 masculinas e 13 femininas – lutarão pelo título da principal competição entre clubes do Brasil.

A Superliga Masculina reunirá 17 times de oito estados diferentes: Brasil Vôlei-São Bernardo, Santo André, Vôlei Futuro, Ulbra-São Caetano, Lupo-Náutico-Let’s, Sesi/SP e Pinheiros-Sky (todos de São Paulo), Vivo-Minas, Sada/Cruzeiro Vôlei e Montes Claros/FUNADEM (de Minas Gerais), Cimed e Clyclus-Blumenau (de Santa Catarina), além de Volta Redonda (RJ), Álvares-Vitória (ES), Fátima-Medquímica-UCS (RS), UPIS-Brasília (DF) e FUNVIC/UPTIME Cuiabá (MT).

Na competição feminina, serão 13 equipes de cinco estados: Sollys-Osasco, Blausiegel-São Caetano, Pinheiros-Mackenzie, Vôlei Futuro e São Bernardo (de São Paulo), Usiminas-Minas, Mackenzie e Praia Clube (de Minas Gerais), Unilever e Macaé Sports Clube (do Rio de Janeiro), Cativa/Oppnus-Brusque e Santa Catarina Vôlei Clube (de Santa Catarina) e Sport-Banco BMG, de Pernambuco.