Macaé Sports vende caro vitória para Unilever

22/12/2009 15:40:17 - Jornalista: Júnior Barbosa - assessoria Macaé Sports

Foto: Kaná Manhães

Time local saiu de quadra bastante aplaudido e com a promessa de crescer ainda mais na competição

Os 1.800 torcedores que estiveram presentes nesta segunda-feira (21) no Ginásio Municipal presenciaram uma bela exibição do Macaé Sports, patrocinado pela prefeitura, diante do atual campeão da Superliga, Unilever. Apesar do placar de 3 sets a 0 (14x25, 24x26 e 14x25), o time local saiu de quadra bastante aplaudido e com a promessa de crescer ainda mais na competição.

Únicos representantes do estado no maior torneio nacional, Macaé e Unilever realizaram a última participação das cariocas na superliga em 2009, mas as comandadas do técnico Bernardinho ainda disputam um torneio internacional representando o Brasil nos últimos dias do ano.

Mesmo com folga no Natal e Ano Novo, a comissão técnica do Macaé Sports trabalha para manter todo o elenco focado, já que o time enfrentará outro forte candidato ao título, o Blausiegel/São Caetano das campeãs olímpicas Fofão, Mari e Sheilla, além da cubana Regla Bell, no dia sete de janeiro. A partida acontece novamente em casa e será válida pela sexta rodada.

Para o técnico Alexandre Ferrante, o jogo demonstrou um real crescimento da equipe, que começa a se entrosar melhor e a colocar em quadra ainda mais potencial.

- A nossa realidade é trabalhar no crescimento de todas as meninas. Vamos enfrentar um grande adversário na primeira partida de 2010, mas já estamos focando no próximo jogo contra o São Bernardo, que é o nosso adversário direto na classificação, frisou.

Em números, a ponteira Nati foi novamente o destaque macaense, com 14 pontos (12 em ataque, um em bloqueio e um em saque). Quem também cresceu na partida foi Samara, contribuindo com oito pontos e sendo bastante acionada no passe e na recepção. Nos fundamentos bloqueio e saque, Macaé Sports superou o time da capital, com oito e quatro pontos, respectivamente.

O jogo

O primeiro set já começou revelando que seria uma partida bastante disputada. Com garra, o Macaé Sports chegou ao primeiro tempo técnico em vantagem, após um ace da atacante Nati e um belo ataque da Samara. A maior experiência nas horas de decisão fez com que o Unilever virasse o placar, fechando a parcial em 14x25.

No segundo set, as donas da casa levantaram a torcida com um início arrasador. O marcador registrou 8x4 para o Macaé Sports, graças aos aces da oposto Sthéfanie e da levantadora Rosane. A líbero Carlinha, que era dúvida até véspera da partida por conta de uma contusão sofrida no último jogo, liderou o fundo de quadra, resultando em um grande volume de jogo.

Num ace da central Luciane, o Macaé chegou ao vigésimo ponto com três de vantagem. No final, o Unilever conseguiu fazer 23x24, mas com um bloqueio simples da Samara na central Fabiana, as donas da casa salvaram o primeiro set point, mas acabaram superadas em 24x26.

Na última parcial, o técnico Bernardinho viu as jogadoras do banco de reservas definirem a vitória. Amanda, Carol Gattaz, Monique e Michelle Pavão conduziram o set e, mesmo com a garra do Macaé, encerraram o clássico em 14x25.

Macaé Sports: Rosane (2), Sthefanie (10), Fracynne (4), Luciane (2), Nati (14), Samara (8) e Carlinha.
Entraram: Michelle, Gabi, Sabrina e Priscila.
Unilever: Dani Lins (2), Joycinha (15), Fabiana (8), Dani Oliveira (3), Regiane (3), Érika (13) e Fabí. Entraram: Michelle (1), Carol Gattaz (3), Amanda (2), Monique (2).

Encontro de campeãs mundiais marca partida entre Macaé Sports e Unilever

O clássico carioca envolvendo os times do Macaé Sports, patrocinado pela prefeitura, e Unilever foi marcado pelo encontro de gerações do voleibol nacional. Do lado das donas da casa, seis atletas que foram campeãs mundiais na categoria infanto-juvenil de 2009 enfrentaram pela primeira vez as atacantes Fabiana e Érika Coimbra, que também defenderam as seleções de base e conquistaram o mesmo título.

Sâmera Rosane, Francynne, Gabi, Samara e Sthéfanie disputam a primeira superliga de suas carreiras pelo Macaé Sports, apostando num elenco jovem, enfrentando os mais tradicionais times do país. O Macaé ainda conta com uma das revelações da seleção juvenil, a atacante Nati, maior pontuadora do time na temporada.

As atletas do Unilever, assim como as do Macaé Sports, iniciaram carreira no voleibol cedo e representaram o Brasil em diversos torneios internacionais. Meio de rede, Fabiana Claudino é aclamada como uma das melhores do mundo em sua posição, sendo referência hoje no time adulto.

Considerado um dos maiores técnicos de voleibol da atualidade, Bernardinho elogiou a postura do Macaé Sports em quadra, que chegou a dominar o placar durante todo o segundo set, obrigado o Unilever e realizar várias substituições e queimar os pedidos de tempo para voltar a equilibrar a partida.

“Já conhecia algumas jogadoras por vê-las treinarem em Saquarema e sei que elas possuem grandes qualidades, tanto que fizeram uma ótima partida. A prefeitura está de parabéns pelo investimento que, com certeza, dará muitos frutos. A superliga é uma competição longa e muito mais equilibrada, com ótimas jogadoras despontando no cenário nacional”, enfatizou o comandante da seleção masculina adulta e do Unilever.

Bernardinho acredita que o resultado do investimento no voleibol de base em Macaé vai culminar em um grande resultado nos próximos anos. “Espero ver muitas dessas jogadoras nas Olimpíadas de 2016, que vai acontecer no Rio de Janeiro. A experiência que as jogadoras estão adquirindo nesta cidade vai capacitá-las ainda mais para serem a base da próxima seleção adulta”, finalizou.

Para a atacante Érika Coimbra, que também já jogou pelo Macaé na temporada 2005/2006, jogar uma competição tão forte quanto a superliga é muito importante para o crescimento das atletas. “É muito bom para todas as meninas. Comecei muito nova também e não tive essa mesma chance. Espero que todas aproveitem bastante, porque elas têm muito potencial e podem surpreender”, afirmou.