Macaé tem redução de 74% nos números de casos de dengue

29/10/2008 15:23:33 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Apesar do avanço no controle da dengue, em 2008, a secretaria de Especial de Saúde de Macaé vem intensificando suas ações no combate a doença e alertando a população para a chegada das chuvas. Na próxima semana, os moradores do bairro Nova Holanda irão receber uma força tarefa da Secretaria de Saúde, que realizará o Mutirão de combate à dengue.

Nesta quarta-feira (29), os secretários Especial de Saúde, Luiz da Penha e Executivo Paulo Seady, se reuniram com sua equipe para traçar as metas da ação que contará com a parceria da secretaria de Educação. “A prevenção e o controle da dengue é um trabalho contínuo e é feito o ano inteiro, porém agora é o momento de intensificar todas as ações já conhecidas e preconizadas pelo Ministério da Saúde”, disseram.

Luiz ressalta que o município registrou 355 casos de dengue de janeiro a julho de 2008. Um número menor de casos do que em 2007, que no mesmo período foi registrado um total de 1.473 casos. O município apresentou uma queda de 74% no número de casos de dengue em 2008.

As ações terão início às 8h, no Ciep Nova Holanda com a apresentação da esquete teatral “Cuidado com a Dengue”, encenado pela Grupo de Teatro Arte em Saúde (Grutas).

Após o teatro, os agentes de combate à endemia do Centro de Controle de Zoonoses e os agentes de comunitários de saúde do Programa Saúde da Família irão percorrer as ruas do bairro fazendo visitas as residências, comércio e terrenos baldios.

As equipes da Coordenação de Enfermagem e da Divisão em Educação em Saúde farão aplicação do medicamento homeopático contra dengue nas escolas do bairro. A coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Aparecida lembra que o medicamento não é uma vacina, e que busca atenuar o quadro febril agudo, as dores no corpo e diminuir os riscos das complicações hemorrágicas.

O gestor do Fundo de Assistência aos Animais, Élcio Pontes, garante que além das ações de intensificação na busca do vetor o município ainda promove ações de capacitação dos profissionais da área de saúde envolvidos com o controle da doença para uma melhor abordagem, na prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.

Dengue - Um dos cuidados que pode ajudar no combate ao Aedes aegypti é evitar água parada em latas, embalagens plásticas, pneus e vasos de plantas. Os principais sintomas da dengue são febre alta, dor de cabeça, dor nos olhos, nos músculos e nas juntas, manchas avermelhadas por todo o corpo, falta de apetite e muita fraqueza.

A população conta com o Disque Dengue (22) 2762-0175, para fazer suas solicitações, denúncias e reclamações sobre o combate à Dengue. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

- A população exerce hoje um papel fundamental neste contexto que é eliminar os criadouros dentro de suas próprias residências. As chuvas não pararam e o que o mosquito da dengue gosta é de água limpa. Portanto é necessário fazer o controle dentro das casas com o poder público fazendo a sua parte e a população colaborando, finalizou Luiz.