Macaé terá Conselho de Desenvolvimento Local

24/07/2007 17:06:11 - Jornalista: Janira Braga

Macaé vai implantar nos próximos dias o Conselho de Desenvolvimento Local e o Comitê Gestor de Políticas Públicas, reunindo os órgãos setoriais do governo, governança empresarial, instituições de pesquisa e Câmara de Vereadores. A informação foi passada pelo secretário Especial de Desenvolvimento Local, Jorge Aziz, que destacou ainda a implantação de um sistema de informação e indicadores de gestão para monitorar o desempenho das ações do governo e intensificar transparência à sociedade dos atos do governo.

- Faremos uma avaliação dos projetos de desenvolvimento de infra-estrutura industrial publico e privados no município para ordenar o crescimento, em conformidade com o Plano Diretor da cidade, o planejamento estratégico da Petrobras e do governo do Estado para a região. “Também iremos identificar os projetos de investimento do setor produtivo em Macaé que estão sendo encaminhado ao FUMDEC para pleitos de financiamento”, comentou Aziz.

Para o secretário, um dos pontos fundamentais para o desenvolvimento local é a produção do conhecimento das universidades. Aziz participou, ao lado do prefeito Riverton Mussi, das negociações para a permanência da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Macaé, para a ampliação dos cursos da UFRJ e da parceria com Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a negociação com outras universidades públicas.

- O governo municipal reconhece essa contribuição e trouxe para Macaé a UFRJ, com os cursos que são estratégicos para nosso desenvolvimento. O curso de Biologia é destaque nacional na produção de pesquisa, tanto na conservação da biodiversidade em nossa região pela atuação do Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (Nupem), como pelas tecnologias de biorremediação de áreas degradadas por derrames de petróleo, desenvolvidos pelo instituto de microbiologia Professor Paulo de Góes, da universidade – detalhou.

Jorge Aziz ressaltou que o curso de Química da UFRJ, confirmado para ser implantado em 2008 em Macaé, foi eleito pelo Comitê Olímpico Internacional, para fazer os exames antidopings do Pan-Americano. “Já o curso de Farmácia, programado para iniciar no primeiro semestre de 2008, vai trazer junto uma farmácia universitária e uma indústria de medicamento em seu projeto de instalação na região”, ressaltou.

Outro projeto que Aziz frisou é com a Escola de Pescadores, também com a UFRJ. “A prefeitura tem parceria com Escola Politécnica da UFRJ, na qual desenvolve um projeto piloto de escola de horário integral e profissionalizante. Também existe um trabalho de pesquisa desta escola na identificação dos gargalos da cadeia produtiva da pesca em Macaé, mapeando as demandas para o desenvolvimento do setor”, explicou.