Macaé terá curso de música reconhecido pelo Mec

11/07/2008 10:57:09 - Jornalista: Andrea Lisbôa

A partir do próximo ano, a Escola Municipal de Artes (Emart) Maria José Guedes oferecerá o Curso Técnico Profissionalizante de Música, com habilitação em interpretação musical. O curso, com duração de três anos, fornecerá diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (Mec). Atualmente a escola dispõe do curso básico. Neste semestre, 638 pessoas se inscreveram para entrevista de seleção para os cursos em dez instrumentos, além de canto e musicalização infantil.

O Curso Técnico Profissionalizante em Música, com duração de três anos, tem o objetivo de atender a atual tendência do mercado que busca profissionais cada vez mais qualificados. “O reconhecimento do curso pelo Mec foi uma meta desde sua criação em 2003. É o primeiro do município e visa capacitar os profissionais, além de formar instrutores”, informou a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Conceição de Maria Rosa.

Segundo o diretor da Emart, Bruno Py, os alunos que concluírem o Curso Básico de Música, formado pelas cadeiras de instrumento, percepção musical e prática de grupo, não precisarão fazer testes para cursarem o técnico. O professor destaca que o plano de curso da escola é independente do Conservatório Nacional desde 2006 e por isso possui currículo específico à realidade sócio-cultural do município.

O curso de música conta com 21 professores e atende semestralmente a aproximadamente 300 alunos. A renovação por período está em torno de 100 estudantes. Bruno Py ressaltou que o reconhecimento do curso técnico não é a única novidade deste ano. A partir do próximo mês, os interessados poderão ingressar nos cursos no decurso dos semestres, não precisando aguardar o início do posterior. “Com isso não teremos mais vagas ociosas em decorrência de desistências”, disse o diretor.

Período da seleção

A seleção para as vagas acontecerá de 30 de julho a 5 de agosto. Os inscritos deverão procurar a Secretaria da escola neste período. A partir de 23 de agosto, já estará disponível na secretaria, das 10h às 17h, a relação candidato/vaga por curso. A Escola Municipal de Artes Maria José Guedes fica na av. Rui Barbosa, 780, 3º e 4º andares, no Centro Macaé de Cultura. O telefone para informações é 2791-7462.

A entrevista de seleção visa avaliar o grau de sensibilização musical do candidato à vaga. Não é necessário conhecimento prévio de teoria musical ou prática instrumental. O pré-requisito para a classe de percepção musical é ser maior de 14 anos. Para o curso de instrumentos é necessário ter mais de 7 anos de idade. A duração mínima do curso é de dois anos. Após a conclusão o aluno recebe um certificado e estará apto a ingressar no curso técnico.

Neste semestre, o curso de canto se manteve na predileção dos inscritos com 29,3% da procura, seguido pelo curso de violão, com 21,6%. O novo curso de bateria também foi bastante procurado, com 8,5%.

O maior percentual de estudantes da Emart tem entre 20 e 35 anos. Segundo Bruno Py, o corpo discente é em sua maior parte formado por músicos que não tiveram anteriormente acesso ao ensino formal, mas atuam em suas comunidades, igrejas ou na noite do município. “É um público variado, também em relação à faixa-etária. O interesse em aprender música é cultural. Isso é muito forte em Macaé”, destacou Bruno.

No próximo dia 14, os alunos da Emart farão uma apresenta no Teatro Municipal de Macaé, a partir das 19h, com entrada franca. Será um exercício de contato com a platéia para os estudantes e uma boa oportunidade para o público de apreciar a boa música.