Macaé terá escolas de ensino integral no próximo ano

29/06/2007 17:33:48 - Jornalista: Simone Noronha

A Secretaria de Educação de Macaé já tem pronto o projeto de implantação de escolas de período integral na rede municipal de ensino. A primeira unidade será aberta no próximo ano letivo, no bairro São José do Barreto, para atender cerca de 300 alunos do Ensino Fundamental. De acordo com a secretária de Educação, Milmar Pinheiro, o projeto será implantado aos poucos em todo o município, seguindo orientação do Governo Federal.

A proposta do ensino em período integral segue o que determina o Ministério da Educação. A escola vai funcionar um período com ensino convencional, e no outro, com atividades extracurriculares como esportes, teatro, pintura, dança e música. “O projeto vai seguir as características culturais de cada local, onde a escola de período integral será implantada, propondo atividades que estejam ligadas à realidade dos alunos”, explicou Milmar. As escolas vão oferecer alimentação completa – café da manhã, almoço, lanche e jantar.

A implantação das escolas em período integral faz parte da lista de novos investimentos da prefeitura em educação previstos para o ano letivo de 2008. Entre eles estão implantação da Escola Municipal de Idiomas, criação de dois novos núcleos da Escola Municipal de Informática e da Escola de Qualificação Profissional. Outra meta do município é equipar todas as escolas com turmas do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental com laboratórios de informática, cada um com 10 computadores, e montar playgrounds nas creches e escolas de educação infantil. Para os professores, a novidade será a organização do Caderno de Orientação Curricular de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Educação é prioridade do município

Prioridade entre os investimentos da prefeitura, a Educação conta hoje com 116 unidades, entre creches e escolas. O número de alunos atendidos pela rede municipal de ensino cresce a cada ano letivo: de 2006 para 2007, foram cerca de cinco mil novas matrículas. “Isso demonstra a confiança dos pais na qualidade do nosso ensino. Tanto que os índices de evasão escolar caíram nos últimos anos, passando de 3,01% em 2004 para 2,33% em 2006”, disse a secretária.

Se o número de matrículas aumentou, cresceu também a necessidade de espaço para atender melhor à clientela de quase 40 mil alunos. Nos últimos dois anos, foram construídas 170 novas salas de aula, espalhadas nas ampliações de dez escolas e na construção de cinco novas unidades, incluindo a Escola Municipal Elza Ibrahin, na Ajuda, com capacidade para três mil alunos.

- Com a construção das novas salas, conseguimos reduzir os gastos com aluguéis, o que foi uma grande conquista - disse a secretária Milmar Pinheiro. Em 2005, o número de imóveis alugados pela Secretaria de Educação correspondia a 45% do total. Hoje, apenas 19% das escolas funcionam em casas locadas. “Vamos reduzir ainda mais este número. Para o próximo ano, vamos construir mais três escolas no Lagomar e na Ajuda”, disse Milmar Pinheiro.

Durante o mês de julho, aniversário da cidade, a prefeitura vai inaugurar as obras de reforma e ampliação em seis escolas, além de entregar o novo prédio da Escola de Educação Infantil do Engenho da Praia. Todas as obras feitas nas unidades de Macaé seguem os padrões do Ministério da Educação, com acessibilidade para portadores de necessidades especiais.

Ao mesmo tempo em que o município investe na estrutura física das escolas, a Secretaria de Educação aposta na capacitação profissional dos professores. Além da realização de encontros periódicos com professores e diretores, a secretaria conta com o Programa de Formação Continuada de Profissionais de Educação, que só este ano está oferecendo 15 cursos diferentes, incluindo o de Educação Inclusiva em Libras, para deficientes visuais, e de Deficiências Múltiplas e Síndrome de Down.

Também para os professores, foi lançado este ano o livro “Atos Legais – Sistema Municipal de Ensino de Macaé” e o Caderno de Orientação Curricular do Ensino Fundamental, para turmas do sexto ao nono ano.