Macaé terá esquema especial de trânsito para festas de fim de ano

26/12/2014 14:11:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

 A programação especial para comemorar a chegada do Ano Novo em Macaé, que já começa com o Pré-Réveillon na próxima segunda-feira (29), deve atrair um grande público que se reunirá para assistir as atrações em diversos bairros e na região serrana, além da tradicional queima de fogos. Diante da expectativa, a Secretaria de Mobilidade Urbana preparou um esquema especial a fim de garantir um bom funcionamento do trânsito nas vias de acesso aos locais dos eventos que vão acontecer na Lagoa, na Praia do Coco, na Praia da Barra, no Lagomar e nos distritos de Córrego do Ouro e do Sana.

 Para o caso do Pré-Réveillon na Lagoa, serão destacados 10 agentes de trânsito e três viaturas, que estarão a postos a partir das 18h para garantir a fluidez e a segurança viária. Os condutores devem estar atentos a sinalização e ao estacionamento somente em locais permitidos. Além disso, todos que forem assistir aos shows devem seguir as orientações para evitar acidentes.

Já no Réveillon, um efetivo total de 70 agentes de trânsito estará mobilizado para manter a fluidez no trânsito, orientar os condutores para que estacionem em locais permitidos e ordenar os cruzamentos, além de orientar os pedestres. Serão utilizadas dez viaturas, seis motocicletas e reboques baseados em pontos estratégicos.

O esquema especial de transito terá início a partir das 7h da quarta-feira (31), com 30 agentes já posicionados nos postos de trabalho para manter a organização do trânsito. As ações continuam no decorrer do dia e, a partir das 17h, com o efetivo completo atuando nos locais dos shows. Este efetivo estará distribuído de acordo com a estimativa de público e complexidade do local do evento. Além disso, algumas ruas também passarão por alterações no esquema de tráfego:

- Lagoa: As ruas Anfilófio Trindade e José Henrique da Silva serão bloqueadas na altura da rua Antônio Oto da Silva. Com isso não será permitido o estacionamento na Anfilófio Trindade e na José Henrique da Silva, assim como na José Passo de Souza Junho, a partir da Antônio Oto da Silva. Neste caso, somente os moradores devidamente identificados poderão trafegar pelo local a partir das 20h. Além disso, a saída do bairro será feita somente pela Rua Itaipú (Hotel Blue Tree), que dá acesso a RJ-106. Para este evento serão mobilizados 35 agentes, quatro viaturas e quatro motocicletas.

- Barra: A equipe composta por cinco agentes em uma viatura estará voltada à organização do trânsito, como travessia de pedestres e coibindo o estacionamento irregular. Neste caso os condutores devem evitar o estacionamento ao longo da Rodovia Amaral Peixoto e os pedestres só devem fazer a travessia pela passarela ou onde houver presença de agentes de trânsito.

- Bar do Coco: A equipe composta por seis agentes em uma viatura e duas motocicletas estará voltada à organização do trânsito, como travessia de pedestres e coibindo o estacionamento irregular.

- Córrego do Ouro: A equipe composta por cinco agentes em uma viatura estará voltada à organização do trânsito, como travessia de pedestres e coibindo o estacionamento irregular.

- Sana: A partir das 8h, uma equipe formada por dois agentes de trânsito e dois fiscais de transporte estará atuando em vários pontos do distrito. E, a partir das 20h, serão cinco agentes, dois fiscais e uma viatura estará voltada à organização do trânsito, como travessia de pedestres e coibindo o estacionamento irregular. Do dia 1º ao dia 4 de janeiro a equipe continuará atuando no Sana, das 8h às 20h, para garantir a segurança e a fluidez do trânsito no local que deve receber uma grande quantidade de turistas.

Os condutores deverão localizar ruas com estacionamentos permitidos, procurando sempre respeitar a sinalização e os portões de garagem. Caso estas condições não sejam respeitadas, os veículos estarão sujeitos ao reboque. Além disso, no caso de consumo de bebidas alcoólicas, utilize o transporte público ou os táxis. Já os pedestres só devem fazer a travessia das vias em locais seguros ou onde houver agentes de trânsito. É importante que sejam respeitadas as orientações e toda sinalização implantada.

Transporte – Os fiscais de Transporte da Mobilidade Urbana também estarão a postos no Réveillon. Cinco deles circularão em esquema de ronda e mais dois estarão na base do Terminal Central. No total, 110 ônibus estarão disponíveis para a utilização do público.