Macaé terá I Seminário sobre População de Rua

08/12/2008 16:37:49 - Jornalista: Equipe Secom

Nesta terça-feira, 09 de dezembro, a Prefeitura de Macaé dará mais um importante passo em relação às Políticas Públicas Sociais, referente a população de rua. Acontecerá no auditório da Incubadora de Cooperativas, na Ajuda, das 8h às 17h, o I Seminário Municipal sobre População em Situação de Rua, com programação que oportunizará debate, trabalho em grupo e palestra.

O evento, uma iniciativa da secretaria especial de Desenvolvimento Social e Humano (Semdsh)/secretaria executiva de Assistência Social (Secexas), reunirá representantes dos segmentos que atuam direta e indiretamente junto a esta parcela da população. A intenção é ampliar o conhecimento sobre o assunto através da palestra do doutor em Educação, membro do Fórum sobre População de Rua do Rio de Janeiro, Jorge Munhões, às 9h; bem como gerar momento de discussão a fim de estabelecer desafios e estratégias coletivas para a construção de políticas públicas específicas.

Desde julho de 2008, Macaé mantém, através da prefeitura o Programa Pousada da Cidadania - abrigo para acolhimento e tratamento da população de rua. Uma equipe multiprofissional composta por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, enfermeira, médicos e profissionais de nível técnico (administrativo, técnicos de enfermagem, cuidadores, motorista e segurança) atuam neste sentido, já tendo passado desde a criação do programa 60 pessoas, sendo que atualmente estão internas 36 pessoas, sendo 32 homens e quatro mulheres. A Pousada da Cidadania funciona no Barreto, num anexo da Pousada Brisa da Costa.

Programação:

8h – credenciamento
8h30 - início dos trabalhos
9h - palestra com Jorge Munhões, Dr. em Educação, membro do Fórum sobre População de Rua do Rio de Janeiro
10h - apresentação da Pesquisa sobre População de Rua em Macaé, com Eliana Feres, Assistente Social da Secretaria Executiva de Assistência Social
11h – debate
12h30 – almoço
14h – apresentação do Vídeo Foto sobre a Pousada da Cidadania
14h30 - Grupos de Trabalho sobre Trabalho, Política de Assistência Social, Política de Saúde; Política de Trabalho e Renda e Política de Educação
16h - apresentação dos trabalhos dos grupos
17h - encerramento