Macaé terá simulado de atendimento da Gripe A

29/05/2009 16:34:53 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

Reunião discutiu detalhes do simulado

A equipe técnica da secretaria de Saúde de Macaé e os integrantes da Comissão de monitoramento da Gripe A (H1N1), acertaram os últimos detalhes para o simulado de atendimento de casos suspeitos da doença, que acontecerá na próxima sexta-feira (5). O exercício será acompanhado pela Petrobras, que vai fazer a avaliação da equipe devido à experiência da empresa em simulados de emergência.

No simulado, os casos suspeitos acontecerão em três cenários distintos. Todos os envolvidos no atendimento irão atuar como se estivesse num procedimento real. O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, lembra que todos os casos suspeitos que venham a ocorrer no município serão encaminhados para o posto de triagem, que está funcionando numa área anexa ao Hospital Público Municipal (HPM).

Eduardo explica que o simulado tem como objetivo integrar e treinar todos os setores envolvidos na ação, para que atuem com precisão nas situações reais. As duas primeiras ocorrências, acontecerão na parte da manhã e atenderão todas a normas definidas no fluxograma de atendimento.

Na próxima semana, a secretaria de Saúde irá disponibilizar para população o serviço de “Disque Gripe Suína”. O atendimento será realizado por profissionais de saúde treinados que poderão tirar dúvidas. “É importante ressaltar que as pessoas vindas das áreas afetadas pela doença, nos últimos 10 dias e que apresentem febre alta repentina, acompanhada de tosse e dores no corpo, devem procurar assistência médica”, alertou.

Simulado

Os “pacientes suspeitos” serão vividos pelos atores do Grupo de Teatro Arte em Saúde (Grutas). O primeiro “paciente” chegará num vôo comercial do Rio de Janeiro. Durante a viagem, ele terá alguns sintomas da gripe e comunicará a tripulação da aeronave. A partir deste momento, a Infraero será informada e todos os demais órgãos serão acionados, até que o passageiro seja encaminhado para o posto de triagem e se necessário para a unidade de referência no Rio de Janeiro.

O segundo caso vai simular um caso suspeito, durante a Feira Brasil Offshore, que acontece entre os dias 16 a 19 de junho. O “paciente” receberá seu primeiro atendimento médico no posto de saúde instalado no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, e após a triagem e comunicação com o posto do HPM, o “paciente” será encaminhado. Nesta edição da Feira, os organizadores contrataram a Unimed para que prestasse os atendimentos médicos aos visitantes e expositores do evento.

O último caso terá como cenário o Hotel Blue Tree, e acontecerá no início da tarde. “Estamos fazendo um trabalho preventivo, para que a população macaense e os visitantes que estarão na cidade no período da Feira fiquem tranquilos, pois estaremos preparados para qualquer eventualidade”, disse o secretário.

Participarão do simulado a Petrobras, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), representantes da organização da Feira Brasil Offshore, Unimed e subsecretaria de Comunicação Social.