Macaé: Trabalho da Semusa no combate à dengue será debatido em Simpósio Nacional

14/04/2008 15:38:36 - Jornalista: Genimarta Oliveira

O trabalho permanente de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, realizado pela prefeitura de Macaé, tem garantido resultados positivos no que diz respeito ao número de casos da doença no município. De acordo com dados da secretaria estadual de Saúde a cidade diminuiu em 93% a incidência da doença, em relação ao mesmo período do ano passado. Resultado do trabalho realizado na cidade será debatido em Simpósio Nacional.

A coordenadora de Saúde Coletiva de Macaé, Laila Aparecida Nunes, ressalta que uma das principais iniciativas da secretaria Especial de Saúde está na intensificação das ações de combate ao mosquito e, no ano passado, a introdução da Campanha de homeopatia contra a dengue.

- Nos dados apresentados pela secretaria estadual de Saúde alguns municípios que tiveram grande incidência da doença no ano passado, como Macaé, este ano o percentual aumentou, ao contrário do nosso que diminuiu. Um exemplo foi na cidade do Rio de Janeiro que teve um aumento de 322% no número de casos. Nas cidades mais próximas de Macaé, Conceição de Macabu aumentou em 633,3% o número de casos da doença – frisa.

Laila lembra que algumas secretarias municipais como as de Quissamã, Angra dos Reis e da cidade do Rio de Janeiro já procuram a equipe da Semusa para saber mais detalhes sobre a introdução do complexo homeopático nas ações de combate. “Além dos órgãos governamentais, muitas pessoas de várias cidades do estado estão nos ligando e enviando e-mails, elogiando a nossa iniciativa”, acrescenta.

Outro dado positivo que vem confirmar o uso da homeopatia como mais uma medida complementar a todas as ações de controle e combate à dengue, é que a equipe da secretaria Especial de Saúde foi convidada para participar de uma mesa redonda durante o Simpósio Nacional de Pesquisa em Homeopatia, promovido pelo Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), que acontece entre os dias primeiro e três de maio.

A coordenadora de Saúde Coletiva, que é homeopata representará o município no evento. Segundo ela, será discutida pelos participantes, a atuação da homeopatia na epidemia de dengue. “Eventos como estes são importantes para confirmar e acreditar nos trabalhos desenvolvidos pelo município, principalmente por se tratar de um evento científico que tem o respaldo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e a Organização Panamericana de Saúde, vinculada a Organização Mundial de Saúde (OMS)”, completa.

Dados - O município de Macaé registrou 198 notificações, sendo 37 casos confirmados de dengue clássica e 02 de dengue hemorrágica. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) conta hoje com 132 agentes de combate a endemias, que realizam visitas domiciliares, tratamento de bueiros com máquina pulverizadora, tratamento intradomiciliar de casos positivos com utilização do equipamento aerosystem, ações educativas e vistoria de pontos estratégicos a cada 15 dias.

A Campanha de homeopatia contra a dengue termina na sexta-feira (18). O complexo está disponível em 44 unidades de saúde. O medicamento auxilia na redução da febre e dores pelo corpo nos pacientes que já contraíram a doença. Quem não pegou a dengue também pode tomar o remédio para que a manifestação do vírus não seja intensa em caso de infecção.

De acordo com dados da Semusa a proporção de notificações em bairros, o Centro lidera com 11%, seguido da Barra de Macaé 7,69%, Nova Esperança 7,69%, Ajuda de Cima 6,92%, Lagomar 6,15% e 3,85% de outros municípios, sendo 2,31% de Rio das Ostras e 1,54% de Cabo Frio.

Para evitar que o mosquito aedes aegypti se reproduza em sua casa é preciso tomar alguns cuidados:

* troque a água das plantas por terra
* tampe corretamente a caixa d’ água, cisterna, tambores e poços
* lave bem os pratos de vasos de plantas e xaxins
* mantenha sempre o lixo fechado
* esvazie as garrafas e guarde de boca para baixo
* não deixe pneus, copinhos e outros recipientes nos quintais