Macaé troca experiência de segurança com polícia italiana

02/04/2008 17:14:04 - Jornalista: Janira Braga

O prefeito Riverton Mussi e o secretário executivo de Gestão, Edmilson Jório, se reuniram nesta quarta-feira (2) com o segundo presidente da Associazione Nazionale Carabinieri, Elio Rocca e o comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, coronel Rosano Augusto Souza, no gabinete, para trocar experiências na área de segurança pública.

Rocca, que é presidente da Associação dos Policiais da Itália, afirmou que a visita a Macaé faz parte de um agendamento que envolve outras cidades fluminenses, como Barra do Piraí, no Sul Fluminense, Angra dos Reis, na Costa Verde, Petrópolis e Nova Friburgo, na Região Serrana.

- Existe uma diferença da polícia italiana para a polícia brasileira porque na Itália é implantado o sistema de polícia completa. Nossa visita visa aproximar Macaé e Itália e ampliar a vertente para áreas de cultura e turismo – comentou o especialista em segurança.

O prefeito Riverton Mussi lembrou que Macaé já é cidade-irmã do município de Yingkou, na província de Liaoning, na China e de Luanda, capital de Angola, na África, o que favorece a implantação de projetos de investimento e cooperação para os mercados locais, assim como para exportação, e programas na área social.

- Em Macaé, unimos força para combater a violência. Temos parceria com o governo do Estado na construção da Delegacia Legal, que vai reforçar o conceito de investigação da Polícia Civil; assinamos a adesão de Macaé no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, o Pronasci, do governo federal, que prevê políticas de segurança com ações sociais. A próxima ação é implantar o Gabinete de Gestão Integrada Municipal, sistema que reúne forças de segurança – enumerou o prefeito.

Para o comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, coronel Rosano Augusto Souza, a visita do presidente da Associazione Nazionale Carabinieri representa uma troca de experiência no campo da segurança pública. “A presença de Rocca firma parceria entre Itália e Brasil, ele está conhecendo Macaé e abrindo possibilidade de treinamento na cidade”, comentou. No Brasil, a Polícia Militar é ostensiva e a Civil é Judiciária. Na Itália o sistema é integrado de uma mesma instituição.

De acordo com o secretário executivo de Gestão, Edmilson Jório, a visita de Rocca é uma oportunidade de agregar conhecimento através da troca de experiência com a polícia italiana, instituição que é reconhecida e respeitada pelo povo italiano.

- Em setembro teremos uma reunião com a presença do cônsul italiano e de representantes de órgãos setoriais da prefeitura como de segurança, ação social e turismo. Nosso objetivo é desenvolver soluções que possam ser aplicadas em Macaé na área da segurança pública – ressaltou Jório.

Pronasci: esporte e leitura para Malvinas e Botafogo

O secretário executivo de Gestão, Edmilson Jório, participou na terça-feira (1º), na Coordenadoria Regional do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) do andamento da implantação do projeto em Macaé. Como já está definido que o programa vai começar nos bairros Malvinas e Botafogo, foram discutidas ações específicas para esses bairros como a criação de outros espaços para a prática de esportes e de pontos de leitura e biblioteca.

- Além desses dois pontos, conversamos sobre a implantação de equipes multidisciplinares e espaços urbanos seguros. Foi colocada em pauta a rotina processual para execução de ações nos bairros Malvinas e Botafogo – detalhou Jório, acrescentando que a discussão será inserida no corpo do convênio do Pronasci, que será assinado em junho.

Na próxima terça-feira (8) acontece outra reunião sobre o Pronasci, cuja entrada em Macaé foi possível graças a uma assinatura feita entre o prefeito Riverton Mussi e o ministro da Justiça, Tarso Genro, em novembro. O projeto prevê políticas de segurança com ações sociais; prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias qualificadas de repressão.