Macaé vai participar a Conferência Estadual de Cultura

30/10/2009 11:47:01 - Jornalista: Eloísa Seady

Foto: Bruno Campos

Conferência Municipal elegeu 10 delegados representantes

A II Conferência Municipal de Cultura transcorreu durante todo o dia de quinta-feira (29) nas dependências do Centro Macaé de Cultura, com o tema Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento. Com um número considerável de credenciados, 202 inscrições, Macaé parte para a Conferência Estadual de Cultura, com 10 delegados, que defenderam as propostas acordadas entre os cincos eixos que nortearam a conferência.

Com a participação de artistas, produtores, gestores, conselheiros, empresários e sociedade civil em geral, a Conferência terminou com a elaboração de um documento que será instrumento de orientação para os planos de cultura nas conferências estadual e nacional.

A realização da II Conferência Municipal de Cultura foi uma realização da prefeitura de Macaé, através da Fundação Macaé de Cultura e Secretaria de Cultura, com o objetivo principal de criar instrumentos efetivos para o desenvolvimento ordenado e orientado da cultura do município.

- Pela primeira vez, Macaé realiza uma Conferência dentro do prazo estimado pelo Ministério da Cultura visando a participação efetiva nas conferências estadual e nacional. Estaremos presentes com os delegados eleitos lutando para conquistar um maior espaço para a cultura macaense. Tenho certeza de que estaremos muito bem representados, afinal foram escolhidos em um fórum democrático e muito participativo, declara a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Sheila Polly.

Paulo Taboada, representante da instituição Usina de Fomentos Culturais, ressaltou a dificuldade de se discutir projetos culturais entre artistas de campo e técnicos.

- O artista de campo está ali vivenciando o dia-a-dia, isto faz com que ele tenha uma visão muito mais abrangente do que aquele que tem apenas o olhar técnico, que nunca saiu de dentro da sua sala e foi para fora olhar de perto as dificuldades que enfrentamos. Temos que vir para uma Conferência de peito aberto, vir com uma idéia pronta e com os ouvidos fechados, frisa ele.

Depois de uma tarde inteira da plenária instalada, a mesa composta por Sheila Polly, presidente da Fundação Macaé de Cultura, Rosali Quinan, representante da Subsecretaria de Acervo e Patrimônio Histórico e Marcos Outeiro, da Usina de Fomento Cultural, foi anunciado o fim da conferência, as propostas de cada eixo e os delegados eleitos.

- Foi muito importante para o governo Riverton Mussi ter realizado esta conferência, que contou com uma expressiva participação de representantes da classe artística e sociedade civil. A nossa responsabilidade cresce a cada dia, mas estamos certos de que escreveremos um novo e atuante capítulo na história do município. Estou muito feliz com esta realização e de ter sentido o apoio das classes envolvidas, finaliza Sheila Polly.

Comissão organizadora

A organização da Conferência contou com uma Comissão Organizadora, nomeados pela portaria de nº 239/2009, com a seguinte composição: Sheila Felmar Polly da Costa - Fundação Macaé de Cultura; Aldebaran Pereira Bastos – Associação Macaense de Artes Cênicas; Rositânia dos Santos Cerutti Santana – Associarte; Igor de Freitas Bastos – Câmara Municipal de Macaé; Tatiana Augusta Vieira de Paula – Câmara Permanente de Gestão; Márcio Luiz Gonçalves – Diretor Teatral e Cineasta Documentarista; Mirian Márcia Pires dos Santos Muniz – Gabinete do Prefeito; Fátima Jorge Regina Lelis – Grupo Acto; Dilma de Andrade Negreiros – Hip Hop; Bráulio Veloso de Assis – Lions Clube Macaé; Lívia Mussi de Oliveira Sant’ana – Macprevi; Vasco Oliveira Filho – Portadores da Alegria; Vanessa Ramos Cruz – Procuradoria Geral do Município; Sumaya C. B. Casteel – Rotary Clube Cavaleiros; Ana Lúcia Ribeiro da Conceição – Secretaria de Assistência Social; Richard Caldeira Machado – Secretaria de Cultura; Vânia Celem Gama Gonçalves – Secretaria de Governo; David Ramos Zulo – Secretaria de Planejamento; Lauro Nunes do Nascimento – Sociedade Musical Lyra dos Conspiradores; Marcos Outeiro Santos – Sociedade Musical Macaense; Aria Ignez Patrocínio – Sociedade Musical Nova Aurora; Rosali Quinan de Macedo Moraes – Subsecretaria de Acervo e Patrimônio Histórico; Bianca Osorio Dias – Subsecretaria de Trabalho e Renda; Ruben Almeida Pereira Gonçalves – Usina de Fomento Cultural.