Macaenses festejam abertura da barra da lagoa

09/11/2005 18:14:25 - Jornalista: Marilene Carvalho

A abertura da barra da lagoa de Imboassica, realizada nesta quarta-feira, dia 9, foi acompanhada por centenas de pessoas, e festejada, especialmente, pelos moradores dos bairros mais atingidos em épocas de cheia. Para o secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo Tavares, o sucesso da operação é reflexo do compartilhamento de experiências para esta tomada de decisão, além de representar um momento de fecundação e renovação da vida.

O secretário de Meio Ambiente informou que logo após o fechamento da barra será iniciado o projeto de recuperação do canal extravasor. O primeiro passo neste sentido está sendo agilizado através do Plano de Alinhamento de Orla (PAO), que irá definir os limites da lagoa e estabelecer os marcos para controle de nível da água. Para a execução do projeto de despoluição está prevista também a dragagem da lagoa e a implantação de uma estação de tratamento de esgoto.

“A abertura artificial de barra sempre que possível deve ser evitada, mas nesse caso ela foi necessária e bem sucedida. Estamos vendo que o processo decisório foi democrático e baseado em dados técnicos, e a conscientização ambiental vem exatamente daí”, elogiou o presidente da Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla), Ícaro Moreno.

“A abertura da barra da lagoa tem caráter emergencial, e a motivação é uma questão de infra-estrutura, como o isolamento de ruas e o risco sanitário aos moradores”, disse o biólogo do Nupem, Frederico Meirelles, que participa do grupo de estudo da lagoa de Imboassica. De acordo com análise feita pelo Nupem nos últimos meses, a freqüência de valores de colimetria (coliformes fecais) acima do permitido para balneabilidade tem sido menor, bem como a quantidade de nutrientes. Os índices mais baixos, no entanto, não podem ser vistos como uma afirmação de que a qualidade da água da lagoa está melhorando. Para o biólogo, provavelmente, é um efeito de diluição pelo grande volume de chuvas no último mês.

Os procedimentos para a abertura da lagoa foram traçados de maneira compartilhada com o Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé, a Superintendência Estadual de Rios de Rios e Lagoas (Serla), Associação de Amigos e Defensores da Lagoa de Imboassica (Adlim), Associação de Pescadores de Macaé, Comitê de Bacias Hidrográficas e Agenda 21. A barra da lagoa deverá ser fechada de forma natural dentro de 10 dias.