Macaenses se destacam na II Copa Elite de Quarto de Milha

03/08/2008 16:44:53 - Jornalista: Catarina Brust

A II Copa Elite Macaé de Quarto de Milha terminou neste domingo (3) com a premiação dos campeões em diversas categorias. Com cerca 300 inscrições, 45% a mais do que no ano passado, a Copa reuniu competidores de altíssimo nível, onde os macaenses tiveram papel de destaque. Débora Mattos, 22 anos, ficou com os primeiros lugares da categoria Amador, baliza e tambor, e Vitor Oliveira, 15 anos, conquistou o 1º lugar na categoria infantil, tambor e o 2º na baliza.

- A competição teve um aumento de 45% em relação ao ano passado tanto em número de inscrições quanto no número de cavalos. O nível foi altíssimo e reuniu competidores do Espírito Santo, Minas Gerais e do Rio de Janeiro que vieram em peso. Além disso, a boa participação dos competidores de Macaé, Gabriela Cruz (1º lugar na categoria Amador,tambor), Vitor Oliveira e Debora Mattos, consolida o evento em Macaé. O apoio da prefeitura e a boa estrutura da cidade, com uma farta rede hoteleira, têm um papel importante no sucesso do evento, ressalta o presidente da Associação dos Criadores do Quarto de Milha (RJQM), Frederico Mendonça.

A II Copa Elite de Quarto de Milha vale pontos para o ranking da Associação Brasileira de criadores da raça. Durante o evento, foram disputadas provas de Três Tambores, Laço de Bezerro e Seis Balizas, além do Provão do Laço e o Tira-Teima de Três Tambores. A competição começou na sexta-feira (1) dentro da programação da Expo Macaé 2008, no Parque de Exposições Latiff Mussi. Neste domingo, foram realizadas as provas de seis balizas e laço de bezerro, nas categorias iniciante, amador e aberta. Três Tambores Jackpot Livre, Futurity, Aberta, Mirim, Infantil, Jovem, Amador, Máster e Feminino. A premiação aconteceu em seguida.

A Copa vai distribuir R$ 30,1 mil em prêmios, divididos nas categorias infantil (de 10 a 13 quilos), jovem (de 14 a 18 anos), amador (acima de 19 anos), aberta (mínimo de 75 quilos), feminino (mínimo de 65 quilos) e máster (acima de 39 anos).

A RJQM foi fundada em dezembro de 1988 e promove regularmente competições com criadores e cavaleiros do estado e de outras regiões do país. A realização de competições tem por objetivo incentivar a criação e fomentar o hipismo western. Este trabalho tem reunido criadores dos diversos Estados e atraído um número expressivo de competidores que participam de provas características do Cavalo Quarto de Milha.


Resultados:

Três Tambores –
Futurity:
1º Jorge Paulo
2º Júnior Sanjour
Mirim:
1º Júnior
2º Mauro Goulart
Aberta:
1º Carolina Salgado (1D)
2º Rodrigo Oliveira (1D)
1º Carlos Polidoro (2D)
2º Jorge Paulo

Jovem:
1º Carolina Salgado (1D)
2º Lais Rangel (1D)
1º André Stellete (1D)
2º João Vitor (2D)

Amador:
1º Débora Mattos (1D)
2º Tatiana Ferreira (1D)
1º Gabriela Cruz (2D)
2º Shayene (2D)

Infantil:
1º Vitor Oliveira
2º Carla Polidoro

Máster:
1º Odilon (1D)
2º Eduardo Sanjour (1D)
1º Luiz Faustino (2D)
2º Bebel Diniz (2D)

Baliza
Máster:
1º Odilon Diniz (2D)
2º Eduardo Sanjour (2D)
1º Bebel Diniz (1D)

Amador:
1º Débora Mattos (1D)
2º Felipe Medeiros (1D)
1º Gabriela Cruz (2D)
2º Eduardo Sanjour (2D)

Infantil:
1ºFabrício
2º Vitor Oliveira

Jovem
1º João Vitor
2º Raísa Cruz

Aberta
1º Carlos Polidoro (1D)
2º Rodrigo (1D)
1º Grimaldi (2D)
2º Edson (2D)

Futurity
1º Júnior Sanjour
2º Odorico

Jack Port
1º Odorico
2º Vitor Oliveira