Machado de Assis é tema de II Concurso Estudantil de Poesia Falada

12/11/2008 14:56:36 - Jornalista: Joanna Benjamin - estagiária

As duas faces de Machado de Assis. Este é o tema do II Concurso Estudantil de Poesia Falada, que será realizado nesta sexta-feira (14) na biblioteca do CIEP Municipalizado 474, Nova Holanda, a partir das 10h. O evento tem como objetivo homenagear o escritor por conta do centenário de sua morte e 120 anos da Abolição da Escravatura.

De acordo com a diretora da escola, Marly Ribas, a proposta do trabalho é unir os dois temas de muita importância. ”Fico muito feliz em ver os nossos alunos engajados no evento de muita importância para todos “ disse Marly, acrescentando que a união faz a força.

Segundo a coordenadora de projetos, Solange Marice, depois de muitos encontros realizados nos horários de atividades, foram definidos os temas de cada ano de escolaridade para que fosse realizado o II Concurso. “O tema do projeto Poesia em Minha Vida - As duas faces de Machado de Assis, estará enfatizando o preconceito racial buscando valorizar e respeita as diferenças das pessoas”, explicou.

Durante o evento, cada turma participará do concurso com tema diferentes, mas relacionados com Machado de Assis e abolição da escravatura, com todos os alunos do CIEP. Os alunos da educação infantil terá o tema “Diversidade de Linguagens” e “Trabalhando as Diversidades” e no final terá apresentação da música “ Negro Gato”.

Já os alunos do primeiro ano do Ensino Médio apresentarão “Contos e Fábulas: Historias que Recontam” e “ Respeitando e valorizando as Diferenças”. No final, alunos e professores farão um dramatização da história “Menina Bonita do Laço de Fita”.

O segundo ano do Ensino Fundamental terá como tema “A criatividade do ser humano” e “ “A poesia presente na arte de criar” e no final terá a dramatização de historias de quadrinhos. Já o terceiro ano do Ensino Fundamental concorrerá com o tema “ Pelos campos do Brasil- Povos indígenas dando ênfase à Amazônia” e “Uma lição de cidadania e encantamento finalizando com a paródia do texto “Um Apólogo” de Machado de Assis.

O quarto ano de escolaridade terá como tema “ Personagens da nossa historia” e “ Zumbi e a luta pela liberdade” e no final da apresentação terá uma peça teatral “O escravo que guardou os ossos do príncipe” do autor Reginaldo Prandi. O quinto ano de Escolaridade concorrerá com o tema “ Mudanças de comportamento através da conscientização” e “ Conscientizar para mudar” e no final farão a leitura de Cordel – livro sobre preconceito.