Macprevi convoca inativos para recadastramento

21/11/2008 14:06:41 - Jornalista: Lourdes Acosta

Dando prosseguimento ao censo dos inativos, o Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Macaé (Macprevi) está convocando os aposentados, pensionistas e afastados de suas atividades laborativas que recebem seus benefícios pelo Instituto para se recadastrarem.

O prazo estabelecido para o censo dos inativos vai até o último dia útil do mês de dezembro e o objetivo é cumprir a legislação pertinente que estabelece sobre cadastro e recadastro da categoria, tornando-os obrigatórios e periódicos.

Até agora, dos 388 previdenciários, somente 40% fizeram o registro de dados que os habilitam a continuar recebendo os benefícios quer sejam as aposentadorias compulsórias, por invalidez, idade, tempo de contribuição, pensões por morte e os auxílios doença e de reclusão.

Com o recadastramento, o Macprevi também vai traçar o novo perfil individual do inativo e continuar a garantir os benefícios, agilizando os processos de busca dos privilégios de cada um, assegurando entre outras coisas todos os direitos do aposentado, do pensionista e do servidor com auxílio doença.

- O Instituto tem garantido esses direitos para que o inativo do município não precise requerer nenhum benefício previdenciário junto ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) - confirmou o diretor de benefícios, Rui Vasconcelos.

O Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Macaé (Macprevi) é hoje o terceiro maior instituto de previdência própria do Estado do Rio de Janeiro, ficando atrás apenas dos municípios do Rio de Janeiro e de Campos dos Goytacazes.

De acordo com Vasconcelos, o Instituto Municipal já consegue obter os benefícios previdenciários com maior rapidez, como o auxílio doença que é imediato, a pensão por morte e a aposentadoria por invalidez que não têm carência, porque o inativo recebe dentro do próprio mês de concessão. Além disso, as aposentadorias compulsórias, por idade e por tempo de contribuição estão sendo concedidas no prazo máximo de dois meses.

Para se recadastrar, o interessado deve levar original e cópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, contracheque e foto 3x4. O atendimento é rápido e está sendo feito no prédio do Macprevi, situado na Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, n° 293, Centro, no horário comercial, de segunda à sexta-feira.

Os servidores inativos que não puderem comparecer ao Instituto por problemas de locomoção deverão entrar em contato pelo telefone (22) 27592310 e solicitar um funcionário para efetuar seu recadastramento na sua residência. O recadastramento é obrigatório. Quem não o fizer poderá ter seu benefício da aposentadoria ou da pensão suspenso.