Macrodrenagem: obras já começam a dar primeiros resultados

09/10/2009 15:43:39 - Jornalista: Vanessa Diniz - estagiária

Foto: Ana Chaffin

Euipes da Semusp trabalharam na limpeza da cidade

As obras do programa Água Limpa, de macrodrenagem e saneamento desenvolvido pela prefeitura de Macaé, já começaram a dar os primeiros resultados positivos. A forte chuva que caiu na cidade nesta quinta-feira (8) chegou a alagar alguns pontos da cidade, mas em áreas consideradas mais críticas, como a região do bairro Sol y Mar, a água escoou rapidamente.

Para resolver o problema do Sol y Mar e bairros vizinhos, a prefeitura está trabalhando no alargamento do Canal da Avenida Fábio Franco – três das quatro novas pontes que vão dar mais vazão ao canal já estão prontas. Além disso, as obras do Canal da Rua Antônio Curvelo Benjamin devem começar na próxima semana.

- Houve uma melhora muito grande no bairro, pois não está alagando mais as casas como antigamente. A água tem escorrido mais rapidamente. Estamos na expectativa para a conclusão das obras, disse o comerciante e morador da Avenida Evaldo Costa (antiga Ayrton Senna), Leandro Robaina.

Nesta sexta-feira (9), equipes da Secretaria de Serviços Públicos passaram o dia limpando a cidade, atuando na retirada de lixo e entulhos trazidos pela chuva. O secretário George Jardim acompanhou os trabalhos, e fez um apelo à população.

- Cada um precisa fazer a sua parte. Estamos fazendo manutenção diária inclusive com plantões aos sábados para que não haja destruição de nenhuma obra e casa no município devido à chuva. Mas precisamos que a população colabore para mantermos a cidade limpa, e existem moradores inconscientes que estão jogando lixos nos rios e terrenos baldios deixando pessoas em risco em caso de alagamentos. O problema está tão grave que só hoje retiramos mais de 300 quilos de todo tipo de lixo de dentro dos canais e bueiros, impedindo o escoamento das águas, ressaltou.

O coordenador da Defesa Civil municipal, capitão Eric Schuler, também acompanhou a limpeza. “Estamos unidos para atender a população 24 horas através do 199 em caso de emergência”, ressaltou, informando que durante as chuvas de quinta-feira, a equipe não recebeu nenhum chamado grave.