Mactran convoca taxistas do município para vistoria anual

27/08/2009 16:50:28 - Jornalista: Assessoria Mobilidade Urbana

Acontece de primeiro a 15 de setembro, na sede da Mactran/Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, a vistoria anual da frota de táxi, em cumprimento à Lei Municipal nº 2.923/2007. A vistoria acontece na sede da Mactran, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Para a realização do procedimento é necessário que os proprietários dos veículos ou responsáveis façam a retirada do boleto para recolhimento das devidas taxas de pagamento na sede da Mactran, que fica na avenida Gastão Henrique Schueler, 1.500, Botafogo.

A inspeção busca garantir que os veículos em circulação estejam de acordo com as normas de segurança, em atendimento a lei municipal. Segundo o presidente da Mactran, Moisés Moreira, com a implantação da nova lei de táxi o serviço no município passou a ser mais organizado.

- A partir da lei municipal, foi implantado o taxímetro aumentando consideravelmente o número de passageiros. A frota também deu um grande salto em relação ao ano dos veículos. Hoje o município conta com 70% de carros novos. Os 30% restantes, apesar de não serem novos, estão dentro dos oito anos exigidos por lei -, esclareceu Moisés Moreira.

A frota de táxis cadastrados no município é de 107 veículos. Na vistoria, serão analisados o estado geral do veículo, a documentação, as lanternas, os faróis e os acessórios de segurança. Aqueles que não estiverem em condições adequadas de circulação terão um prazo para regularização de cinco dias.

No ato da vistoria o proprietário deverá apresentar cópia do documento do carro e da Carteira Nacional de Habilitação, sua e do auxiliar. Os veículos que não forem vistoriados dentro do prazo estarão sujeitos a sanções previstas em lei, como a impossibilidade de prestação de serviço e a retenção do veículo no depósito público municipal.

O presidente da Mactran ressaltou ainda a importância da vistoria para que os veículos estejam sempre em bom estado de conservação e os motoristas e auxiliares cadastrados e com suas devidas documentações em dia dando mais conforto e segurança a população.