Mais água para Macaé: 3000 metros da nova tubulação já foram instalados

29/04/2008 14:20:15 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Depois de uma paralisação de cerca de dez dias úteis por causa das fortes chuvas que caíram no município, a instalação da nova tubulação de ferro fundido, que vai duplicar a oferta de água da adutora da Severina, continua sendo feita na Estrada da Virgem Santa em direção à BR 168. Já foram instalados 3000 metros dos novos tubos que vão aumentar em 33% a oferta de água na cidade.

Vistoriando as obras, na manhã desta terça-feira (29), o superintendente da Nova Cedae em Macaé, engenheiro Marcos Túlio de Aguiar, colocou que as obras sofreram um pequeno atraso devido às chuvas, mas que, tão logo o tempo melhorou, foram retomadas para cumprir o cronograma. “Estamos instalando os tubos da estrada da Virgem Santa em direção à RJ 168 e desse local, em direção à estrada da Virgem Santa. Na RJ 168, as instalações começaram em frente ao Memorial da Igualdade. São duas frentes de obras, para buscar cumprir o que foi prometido pelo governador Sérgio Cabral, quando esteve no município, em 19 de fevereiro: trazer mais água para Macaé em 120 dias, que serão completados em 20 de junho. Se o tempo permanecer bom, as obras estarão concluídas nesse prazo. Se for preciso, vamos abrir outra frente de obras”, disse o superintendente.

Cada tubo instalado tem seis metros de extensão e peso de 870 quilos. Para a instalação de cada um é preciso um esforço de máquinas e de homens. Cada tubo é colocado dentro de uma vala com um metro e sessenta de altura. A vala depois é coberta e a estrada compactada.

Marco Túlio adiantou que, após a instalação da tubulação nesse trecho, ela será interligada à rede já existente com tubulações de 500 milímetros. Então, de imediato a Estação receberá mais água bruta e aumentará o volume a ser distribuído, beneficiando várias localidades de Macaé, como Nova Esperança, Nova Holanda, Lagomar e Engenho da Praia, atendendo de 40 a 50 mil pessoas. Também haverá mais oferta de água para as comunidades como Barra de Macaé, Brasília, Fronteira, São José do Barreto, Ajuda de Baixo, Ajuda de Cima, e Planalto da Ajuda. Além disso, a Aroeira e localidades das proximidades do bairro também serão beneficiadas com a duplicação da Adutora da Severina. Neste bairro, a parceria entre a Cedae e a prefeitura está ampliando o tronco alimentador, que terá carga total com o aumento da oferta de água trazido pelas novas tubulações.


Duplicação beneficiará 60 mil pessoas tratando 650 litros de água por segundo

Na duplicação da adutora da Severina, resultante de convênio entre o governo do Estado e a prefeitura de Macaé, o investimento é de R$ 15 milhões. Serão instalados 7,5 mil metros de novos tubos e a ampliação da rede beneficiará inicialmente cerca de 60 mil pessoas, mas a previsão é de que possa atender a cem mil habitantes, tratando 650 litros de água por segundo.

A ampliação da adutora da Severina trará ao município a oferta de mais 13 milhões de litros de água por dia. Na parceria, a prefeitura cede equipamentos, máquinas e parte da mão-de-obra e a Cedae entra com as novas tubulações e a tecnologia.

O secretário de Obras, Mário Bucker, destaca a importância da parceria entre a prefeitura e a Cedae. “Essa parceria é resultado do bom entendimento do prefeito Riverton Mussi com o governo do Estado. Os esforços do prefeito visam melhorar a oferta de água aos macaenses, já que a carência de água sempre foi um dos grandes problemas de Macaé”, concluiu o secretário.