Mais de 30 projetos sócio-ambientais e tecnológicos expõem trabalhos na Protection

25/06/2008 18:01:08 - Jornalista: Lourdes Acosta

Mais de 30 projetos ambientais, tecnológicos e sociais, expostos na terceira edição da Protection - maior Fórum do setor de Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS) da indústria de petróleo offshore - estão integrados no Programa Espaço S.A. - Sócio Ambiental, durante os três dias da Feira.

O Programa Espaço S.A. – Sócio Ambiental,, que é fruto da Ong Vida Sustentável, em parceria com a Media Group do Brasil (promotora da Protection), está desenvolvendo um programa de gestão e sensibilização socioambiental através de um pool de entidades formadas pelos três setores – o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada (Ong’s ambientalistas, associações, universidades).

“A meta é aglutinar conhecimentos e temas que tragam soluções ao desenvolvimento sustentável do Município de Macaé, com foco conceitual e técnico nas práticas de gestão dos resíduos sólidos em unidades offshore/onshore de petróleo”, enfatizou o Coordenador Executivo do Espaço S.A., Paulo Moraes.

Uma parte dos expositores que estão no Espaço S.A. está se dedicando aos projetos e iniciativas na área social do município de Macaé; outra parte, aos projetos e a participação na área sócio-cultural e ambiental; e uma terceira está focando as tecnologias e matérias-primas socioambientalmente sustentáveis.

Além disso, há o centro de triagem dos resíduos sólidos, oficina de arte e artesanato utilizando os materiais gerados no evento e a exposição do MAA – Projeto Meio Ambiente em Arte, que através de fotos, esculturas e pinturas de artistas plásticos brasileiros e estrangeiros, está promovendo educação socioambiental através da arte como forma de expressar idéias e sentimentos um instrumento a mais na formação do cidadão e o meio ambiente como ponto de partida.

Entidades e projetos parceiros

Entre os parceiros da área social estão: Teia de Sustentabilidade; ASSOCIART; Ong Recriar; COEP – Rede Nacional de Mobilização Social; Projeto Mosaico (Petrobras); Bazar Social e as Secretarias Executivas de Ciência Inovação e Tecnologia (Lan House Pública) e de Trabalho e Renda (Trabalhos recicláveis da Incubadora de Cooperativa).

Na área Técnico-ambiental destacam-se os projetos Barro Digital; Oficina Arte e Cerâmica Caminhos de Barro; a Bralimpia e Soluwan – equipamentos para gestão de resíduos sólidos e a UENF – Universidade Estadual Norte Fluminense, com o projeto Energias Limpas.

Com reciclagem participam o projeto Recicloteca; o Instituto de Desenvolvimento Ambiental com o projeto Papa Lâmpadas; Vassouras de Pet; As Mulheres Recicladoras das Malvinas e a FEBRACOM – Federação Brasileira de Cooperativas de Coletas Seletivas e Reciclagem e Idea Cíclica, ITCP – Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (UFRJ).

Do setor ambiental estão as Ong’s Amigos da Serra e Surfrider Foundation Brasil; Agenda 21 Macaé; SOS Praia do Pecado; a SEMA – Secretaria Executiva de Meio Ambiente, com os projetos Resíduos Sólidos e Áreas Preservadas; SERLA, com o projeto Eco-Barreiras; AGRAPE e a Ong Vida Sustentável, com os projetos Meio Ambiente em Arte e Flora Brasil Sustentável. (LA).