Mais de 300 bailarinos do Art Luz estarão nesta quarta no Teatro

09/12/2008 12:27:48 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Em comemoração a seus dez anos, o programa Art Luz, da prefeitura de Macaé, promove o evento "Art Luz em Cena". Serão apresentadas ao público 25 coreografias com aproximadamente 300 bailarinos dos núcleos Fronteira, Malvinas, Morro de Sant`Anna e Morro de São Jorge. Dançarinos da Cia Art Luz de Dança e Teatro também vão mostrar seus talentos na mostra artística que acontece nesta quarta-feira (10), às 19h, no Teatro Municipal. A entrada é gratuita.

Familiares, amigos, vizinhos e todas as comunidades envolvidas marcarão presença na festividade. Os bailarinos têm idades entre seis e 25 anos. Já a equipe técnica organizadora do evento é constituída por coreógrafos, camareiros e setores de produção e administrativo.

De acordo com a coordenadora executiva do programa Art Luz, Lúcia Pacheco, assim como houve a noite dedicada a apresentações dos pólos do Parque Aeroporto (em outubro) e do Sana (no último final de semana), agora é a vez da mostra que reúne os núcleos Fronteiras, Malvinas, Morro de Sant`Anna e Morro de São Jorge, em evento que também comemora os dez anos do Art Luz em Macaé.

Segundo o professor de Teatro (Art Luz) e produtor cultural, Rafael Cassius, nesse evento haverá intercâmbio entre os alunos das Malvinas e a Cia Art Luz de Dança e Teatro, que estarão juntos no palco pela primeira vez. Eles interpretarão a coreografia "Pois Somos de Ontem e Nada Sabemos", produzida por Alessandra Gripp.

Outra coreografia tem como tema "A Origem do Homem". São 18 minutos mostrando que independente de raça, cor e credo todo ser humano tem vínculo com o criador. Esta apresentação acontece ao som de colagem musical, sendo um balé contemporâneo que defende a tese de que se todos cressem nisso, não haveria sombra no mundo.

A diretora geral do Art Luz, Ângela Terra, ressaltou que o figurino das coreografias do bairro Fronteira são feitos de material reciclado. Já a coreógrafa Alessandra Gripp lembrou que na dança "Dois Vestidos e Um Tanto de Coragem", cuja música de fundo é um tango do famoso compositor argentino Astor Piazzola, mostra a vontade de um homem em usar vestido que enfrenta o preconceito da sociedade, a qual impõe outras roupas para o universo masculino.

Para concluir Alessandra Gripp fala de sua coreografia "Como Uma Bola", na qual a ilusão é um fator que impede as pessoas de viverem inclusive a própria ilusão. As cantoras de Música Popular Brasileira Juliana Menezes e Marisa Monte têm suas vozes animando bailarinos e platéia durante essa apresentação.

Art Luz – Programa criado há dez anos pela Prefeitura de Macaé que proporciona aulas gratuitas de jazz, hip-hop, caratê, capoeira, canto, ginástica, pintura em tela, teatro e diversas atividades artísticas, cujo público alvo é composto por crianças, adolescentes e mulheres da periferia de Macaé.

Atualmente, o programa conta com seis núcleos no município: Fronteira, Malvinas, Parque Aeroporto, Morro de Sant`Anna, Morro de São Jorge e na região serrana, no distrito do Sana. A inclusão social é o objetivo principal do Art Luz que engloba cerca de dois mil participantes.