Matrícula para Pré-vestibular Social acontece segunda e terça

02/02/2018 10:44:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

Espaço funciona na Cidade Universitária, na Granja dos Cavaleiros

Acontece na segunda e terça-feira (5 e 6) a matrícula dos novos alunos do Pré-Vestibular Social. Os candidatos, que foram devidamente informados do cadastro no período da inscrição da pré-matrícula, devem comparecer na Cidade Universitária, das 8h às 12h, 13h às 17h e 17h às 20h. O espaço funciona na rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros.

Ao todo, foram oferecidas 400 vagas para quem já completou o Ensino Médio ou para quem está cursando o terceiro ano. Quem não conseguiu vaga, automaticamente foi incluído no cadastro reserva. À medida que os alunos do curso forem aprovados para as faculdades, os candidatos do cadastro reserva serão convocados para preencher as vagas.

O futuro aluno deverá apresentar documentos pessoais, como duas fotos 3x4, declaração de comprovação do terceiro ano do Ensino Médio ou certificado de conclusão. O curso conta com cadastro reserva com cerca de 900 candidatos na lista de espera. Conforme aprovação e chamamento de alunos nas universidades, quem está na lista de espera é chamado. As aulas estão previstas de iniciar após o Carnaval.

A pré-matrícula para o Pré-Vestibular Social ocorreu em dezembro. Para os turnos da manhã e tarde serão oferecidas 260 vagas e no turno da noite, 140. O curso acontece nos turnos da manhã (7h20 às 12h10), tarde (13h20 às 18h) e noite (a partir das 18h20 às 22h20).

As restrições para o cadastro foram para o candidato que estuda em horário integral que não pode se candidatar para estudar no turno da noite, que é apenas destinado às pessoas que trabalham durante o dia. Além disso, aquele que tem curso de graduação concluído também não foi incluído no cadastro.

Sobre o curso

Além de promover a inclusão de estudantes que não têm condições de pagar um cursinho particular, o Pré-Vestibular Social de Macaé oferece a revisão dos conteúdos ministrados no Ensino Médio e a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares de todo país, sem nenhum custo.

Com o lema "Abrindo portas para universidade", os estudantes do módulo também participam de aulões e simulados, seguindo padrões dos exames da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Instituto Federal Fluminense (IFF) e Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS). Para reforçar a grade, a coordenação do curso incluiu a disciplina de “Atualidades” com enfoque para as disciplinas de Filosofia e Sociologia.

Antes de ingressar no Pré-Vestibular Social, os alunos fazem parte de testes de nivelamento. Já no decorrer do cursinho, eles participam de palestras direcionadas sobre vestibular e orientação vocacional. Para reforçar os estudos, a coordenação do curso incluiu na grade a disciplina de “Atualidades” com enfoque para as disciplinas de Filosofia e Sociologia.O aluno que apresentar cinco faltas injustificadas perderá a vaga, o que acarreta no preenchimento de vagas dos alunos excedentes.