Medalha Carucango homenageia personalidades de Macaé

20/11/2013 13:26:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: João Barreto

O evento, realizado na noite desta terça-feira (19), fez parte da Semana da Consciência Negra

Uma noite de reconhecimentos e incentivos a personalidades de Macaé que contribuem para o fomento da história afro-brasileira, desenvolvendo projetos e ações afirmativas em busca da promoção da igualdade. Assim foi a primeira edição da medalha de Honra ao Mérito Social Carucango, uma ação do projeto Cabeça de Nego da Coordenadoria Extraordinária de Igualdade Racial. O evento, que faz parte da Semana da Consciência Negra, aconteceu nesta terça-feira (19), na Sociedade Musical Lyra dos Conspiradores.

A homenagem contemplou 12 personalidades, entre elas duas póstumas (Olga Neme e Josias Amon). Foram 10 categorias: Defesa da Criança e Adolescente (Paulo Ferreira da Silva); Ações Afirmativas de Promoção da Igualdade Racial (Charbell Kury); Defesa dos Direitos da Mulher (Benedita da Silva); Defesa do Meio Ambiente (Magali Machado); Portadores de Necessidades Intelectuais e Múltiplas (Neide Brito); Prestação de Serviço Voluntário e/ou Evangelizador (Eliane Tavares); Cultura (Conceição Franco); Música (Jorge Gonzaga Murtinho); Política (Julinho do Aeroporto); Educação (Ivone de Jesus Rodrigues).

O vice-prefeito, Danilo Funke, realizou a abertura do evento. “Precisamos fortalecer a consciência negra. A cultura do nosso país tem essas raízes e o governo é sensível com esta luta pela igualdade e defesa dos direitos humanos”, afirmou Danilo durante a solenidade.

Para a coordenadora de Igualdade Racial, Zoraia Dias, a medalha Carucango representa o reconhecimento de pessoas que realizam um trabalho de inclusão e respeitam a sua diversidade. “Estamos numa casa importante para a história do município, a Lira dos Conspiradores, uma entidade que no passado viveu o movimento de resistência. Por tudo isso, estamos aqui hoje numa noite de astros e estrelas”, explicou.

O representante do projeto Podemos Ser Crianças Saudáveis, Paulo Ferreira da Silva, destacou que Macaé está no caminho da igualdade. “O município começa a ser de todos, independentemente de cor e religião”, acrescentou.

O evento contou com o encerramento do grupo de Samba de Roda da União de Terreiros e Casas de Cultos Afro-brasileiras.

Carucango – É um personagem histórico que representa a resistência e luta do negro contra a escravidão no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate ao defender seu povo e comunidade. Sua desobediência e de seus liderados ao sistema escravagista, representava também uma forma de inclusão e redução do abismo social.

Semana da Consciência Negra

A programação continua nesta quarta-feira (20), a partir das 18h, no auditório da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), localizado na Cidade Universitária, com a Ciranda de Papo e Memória: "Negro, sem medo de ser". Na sexta-feira (22), às 16h, haverá Ciranda de Papo e Memória com o tema “Que consciência é essa?”, no Solar dos Mellos.

No sábado (23), Saúde dos Pés à cabeça, acontece no Lagomar, das 10h às 17h. E para encerrar, no domingo (24), a partir das 17h, comemoração pelos cinco anos do grupo Panelada de Crioula, que é formado por mulheres negras que trabalham com todas as formas de culinária. Na ocasião, a Coordenadoria Extraordinária de Igualdade Racial vai promover oficinas de turbantes e de maquiagem para pele negra, na Rinha das Artes, Rua Dr. Júlio Olivier, 633, Centro.

A Semana da Consciência Negra tem o objetivo de promover discussões, reflexões e construções sobre a identidade étnica. O projeto consiste na realização de diversas ações em prol da igualdade racial e de combate ao racismo, que ocorrem em vários locais de Macaé.