Meio Ambiente: alunos do Cetep fazem visita técnica a Arraial do Cabo

19/05/2009 09:56:24 - Jornalista: Grazielle de Marco

Foto: Divulgação

Visita foi iniciada com uma caminhada ao Pontal do Atalaia

O processo de favelização pelo qual está passando o município de Arraial do Cabo e seus reflexos no meio ambiente foi um dos pontos observados pelos alunos dos cursos de Meio Ambiente do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), da Secretaria de Educação de Macaé, no último final de semana, em Arraial do Cabo.

A visita foi iniciada com uma caminhada ao Pontal do Atalaia, onde os alunos tiveram uma visão geral da cidade e suas particularidades. Em seguida, foram realizadas visitas às praias da cidade, e os estudantes recolheram o lixo das areias. “Podemos ver todo o panorama ambiental de Arraial e fazer um comparativo com o processo de crescimento de Macaé”, afirmou Pedro Costa, coordenador dos cursos de Meio Ambiente.

O professor comentou que o crescimento em Arraial não foi acompanhado de desenvolvimento, causando aumento da violência e das drogas. “Aqui, diferente de Macaé, este crescimento não foi causado pela indústria petrolífera, mas pelo turismo, e este processo ainda está ocorrendo. Mas também encontramos aqui um ecossistema e um bioma fantásticos”, comentou.

As aulas práticas são realizadas durante todo o curso e têm como objetivo oferecer aos alunos oportunidade de verificar como funciona na prática o que foi aprendido nas salas de aula. Este ano, os alunos dos cursos da área ambiental do Centro de Educação Tecnológica e Profissional já tiveram oportunidade de realizar visitas técnicas à Central de Tratamento de Água da Cedae, à Termoelétrica Macaé, ao Parque Atalaia e ao Parque de Jurubatiba.

O aluno do curso de Gestão Ambiental, Danilo de Almeida Guimarães Sales, aprovou a visita. “Achei interessante. Verifiquei que como em Macaé, as praias de Arraial contêm muito lixo urbano e, ao mesmo tempo, aprendi de forma prática as profundas mudanças que estes detritos provocam no meio ambiente”.

A estudante do curso de Gerenciamento de Resíduos, Carla Cristina da Silva Leite, também elogiou a aula prática. “Achei proveitoso, principalmente do ponto de vista ecológico. Pudemos aproveitar os nossos conhecimentos de aula para melhorar a cidade, recolhendo resíduos e colocando em prática os conhecimentos”.

Participaram do passeio alunos dos cursos de Agente Ambiental, Gestão Ambiental, Impacto Ambiental e Gerenciamento de Resíduos, que fazem parte do Projeto Petrobras Qualificação Profissional de Jovens e Adultos do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar).