Meio Ambiente convoca moradores a adotar uma árvore

01/09/2008 15:58:57 - Jornalista: Alexandre Bordalo

A secretaria municipal Executiva de Meio Ambiente (Sema), da prefeitura de Macaé, está convocando os moradores das áreas urbanas a adotarem uma árvore para ser plantada em frente a suas calçadas. Seis mil mudas de diversas árvores, como ipês amarelo e roxo, pau-ferro, sibipiruna, extremosa e outras, encontram-se guardadas no Forte Marechal Hermes para serem distribuídas à população.

Entre os benefícios com o plantio, o secretário Executivo de Meio Ambiente, Márcio Romero Galardo, cita a diminuição da poluição e do calor, além da promoção da saúde e da qualidade de vida, embelezando a cidade. “Os interessados devem, a princípio, dirigirem-se à secretaria de Meio Ambiente, na Rua da Igualdade 537, Imbetiba, para solicitar o formulário de adoção, posteriormente equipe da secretaria irá ao local aonde se pretende plantar as mudas, a fim de verificar se há condições favoráveis para isso”, explica Galardo.

Os únicos casos em que a secretaria evita ceder as mudas são quando há calçadas estreitas em ruas muito movimentadas ou em casos nos quais as vias já são muito arborizadas. “Mas, em situações onde a calçada é larga e a região não tem sombras, sendo seca e sem árvores, os técnicos irão agilizar o acesso às mudas, por parte dos moradores de Macaé”, justifica o secretário.

Ele lembra ainda que se os cidadãos quiserem serviços de poda ou de corte de árvores também deverão fazer solicitação à Sema. “Para que as pessoas se conscientizem sobre o tema arborização, elas podem acessar o site da prefeitura www.macae.rj.gov.br e clicar no item que mostra detalhes da Lei Municipal 3010/07, que trata a respeito de arborização urbana”, aconselha Márcio Romero Galardo.

Parceria entre Sema e Forte Marechal Hermes

Por intermédio de parceria entre a Sema e o Forte Marechal Hermes, além das mudas serem guardadas no Forte, espécies como trintares (pássaro migratório), gaivotas, corujas, tartarugas e outras, depois de tratadas por veterinários e biólogos da secretaria, são levados para a área militar, para serem devolvidas à natureza.

Já animais como pingüins também são cuidados por uma equipe de veterinários e biólogos da Sema. Cerca de 80 destas aves foram encaminhadas ao Zoológico de Niterói, depois de chegarem ao município debilitadas e machucadas. Esses cuidados reverteram em elogios à prefeitura de Macaé por parte do zoológico.