Meio Ambiente devolve pássaros ao habitat natural

28/05/2010 13:24:59 - Jornalista: Lourde Acosta

Foto: LAcosta

O secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, sua equipe e os técnicos da Pesagro procederam a soltura

Cinco pássaros da fauna regional foram soltos nesta quinta-feira (27), na reserva florestal do entorno da Pesagro. Os animais silvestres que foram capturados pela fiscalização ambiental estavam aprisionados em gaiolas. Eram um cardeal, dois coleirinhos e duas rolinhas carijó.

O secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, sua equipe e os técnicos da Pesagro procederam a soltura numa trilha e, logo em seguida, os pássaros se acomodaram no seu habitat natural.

O coordenador da fiscalização ambiental, Ronaldo Lima contou que os pássaros foram apreendidos num estabelecimento comercial do Lagomar, numa das rondas percorridas pela fiscalização naquele bairro. “A pessoa que os aprisionava não possuía nenhuma documentação referente aos animais que estavam presos nas gaiolas. Em seguida, eles foram reintegrados pelo setor de fauna da secretaria”.

De acordo com o secretário, é muito importante a preservação das espécies da nossa fauna e conclamou a todos para quando encontrar um animal e, principalmente, se ele estiver na lista de espécies em extinção, encaminhe para a secretaria de Meio Ambiente, situada na Rua da Igualdade, 537 ou ligue para o número (22) 2762-4802, informando o setor de Fauna.

Ele ressaltou que em quase todos os casos de resgate da fauna a secretaria tem contado com o apoio de instituições como a Guarda Ambiental, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e outros. Desta vez os técnicos da Pesagro integraram a soltura. “Optamos por soltar os pássaros numa campina do entorno à Pesagro e contamos com o apoio de Fula dos Anzóis e Ciclano de Oliveira, que também é conselheiro do Commads”, ressaltou.

O que é um animal silvestre - Animal silvestre não é o doméstico. O doméstico já está acostumado a viver perto das pessoas, como os gatos, cachorros, galinhas e porcos, entre outros. Já o animal silvestre foi tirado da natureza e reage à presença do ser humano. Por essa razão, tem dificuldades para crescer e se reproduzir em cativeiro. O papagaio, a arara, o mico e o jabuti, ao contrário do que muitos pensam, são animais silvestres.

O que é o tráfico de animais silvestres - Tráfico é o comércio ilegal. Traficar animais significa capturá-los na natureza, prendê-los e vendê-los com o objetivo de ganhar dinheiro. Se participamos disso, estamos contribuindo para o tráfico de animais. Acredita-se que o comércio ilegal de animais movimente cerca de 10 bilhões de dólares por ano em todo o mundo. Só o tráfico de drogas e de armas é maior.