Meio Ambiente em Arte na Protection Offshore

25/06/2008 15:32:12 - Jornalista: Lourdes Acosta

A exposição Meio Ambiente em Arte está mostrando de diversos artistas na Feira Protection Offshore, aberta nesta quarta-feira no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro). São fotos, esculturas e pinturas de artistas plásticos brasileiros e estrangeiros.

O objetivo do Projeto “Meio Ambiente em Arte” na Protection é promover educação sócio-ambiental através da arte como forma de expressar idéias e sentimentos - um instrumento a mais na formação do cidadão, tendo o meio ambiente como ponto de partida.

- O projeto visa promover a conscientização ambiental através dos instrumentos artísticos e culturais, disse o produtor e curador, presidente da Ong Vida Sustentável, Paulo Moraes.

De acordo com Moraes, a exposição de artes visuais está no Programa Espaço S.A. – Sócio Ambiental, que estará ocupando uma área de dois mil metros quadrados na feira e que é fruto de uma parceria entre a MG do Brasil e a Ong Vida Sustentável. A exposição conta com o apoio da prefeitura, através da Secretaria de Acervo e Patrimônio (Semaph), e da iniciativa privada.

Expositores de arte

Participam da exposição 15 artistas convidados pela Comissão Curadora da Ong Vida Sustentável. Como suporte às obras de arte serão utilizados 45 painéis e 45 cubos, identificados com mídia contendo currículo e referências sobre as peças.

“Através dos diferentes olhares os artistas expressarão a relação do homem com o meio ambiente, oferecendo por meio de linguagens distintas a oportunidade ao visitante da Protection, de estimular sensações e mudanças de atitudes”, disse Paulo.

Cerca de 50 obras compõem a Exposição de Artes Visuais Meio Ambiente em Arte. Entre as obras de arte estão as esculturas de Vicente Klonowski, Marcos Marim (litografia) e Sérvulo Miranda; as pinturas de Francischetti e Selma Borges (óleo e acrílico sobre tela), Carmen Ligia (técnica mista e acrílico sobre tela), Adrián Rosáti (técnica mista), Iezi (aquarela), Martinho Santafé (técnica mista), Eduardo Camões (acrílico sobre tela), Jailton Machado (óleo sobre tela e tapeçaria), Maria Klonowska (óleo sobre tela e tapeçaria); as fotografias de Haroldo Palo Junior e Cláudia Barreto. Participam também os trabalhos de colagem de Anderson Thives e Tony Figueira, a cerâmica do projeto Caminhos de Barro , as litografias de Burle Max e muitos outros nomes das artes plásticas como a do macaense Sérvulo Miranda e Mariane Pires – com homenagem especial.

ONG Vida Sustentável

A Ong Vida Sustentável tem por finalidade elaborar, implantar, assessorar, intermediar e prestar consultoria em projetos de cunho social, ambiental, cultural, econômico, educacional e de desenvolvimento social, além de promover a conscientização ambiental através dos instrumentos artísticos e culturais.

A Ong criada em 2007 por profissionais atuantes na área ambiental, social e cultural para desenvolver palestras de educação ambiental e plantios de espécies nativas efetuando recuperação de áreas degradadas junto a nascentes e encostas na Serra de Macaé.

Responsabilidade Social

O Fundo Social 2008, gerado com a venda de 20% das obras de arte da exposição “Meio Ambiente em Arte” se destina na íntegra para as quatro entidades filantrópicas mais votadas durante a Feira, cadastradas na prefeitura, através de um formulário que estará disponível no evento.

A terceira edição do evento de Saúde, Meio Ambiente e Segurança mais importante na indústria offshore de petróleo na América do Sul, abre espaço para a exposição ambiental como também para outros projetos de cunhos culturais e socioambientais da prefeitura, da Petrobras, das 80 empresas do setor de petróleo e gás, das Ong’s, universidades e empresas ligadas à área ambiental.

Manguezais do Brasil por Vicente Klonowski

"Viagem pelos Manguezais do Brasil". Este é o tema da exposição fotográfica e documentário em vídeo do artista plástico, fotógrafo, escultor, arquiteto e ambientalista Vicente Klonoswki, que irá acontecer entre os dias 1º e 20 de julho, no Espaço Cultural do Terminal de Cabiúnas.

A mostra, que acrescenta valores na identidade cultural das populações litorâneas do nosso país, conta com 50 imagens acompanhadas por objetos de uso popular e pela embarcação utilizada na expedição empreendida pelo macaense Klonoswki, que também é navegador, no período compreendido entre os anos de 1988 e 1991.

A história revelada na lente do artista

Na lente fotográfica do artista, o público vai acompanhar de perto toda a aventura em busca de conhecimentos ambientais. Vicente Klonoswki partiu de Macaé para o nordeste em percurso pela costa brasileira, de Natal (RN) a Laguna (SC), recolhendo imagens, histórias de pescadores e lendas, buscando compreender o modo de vida e os costumes dos moradores do litoral. Movido pela vontade de defender as culturas tradicionais e os manguezais, berçários da vida marinha, ele viajou dentro de um caiaque oceânico de 5,7 metros de comprimento.
Ao desembarcar nas localidades de pescadores, o navegador coletou informações e trouxe impressões pessoais. "Eles tem um conhecimento prático das condições do mar e até dos ciclos do oceano, de metereologia popular que nas maiorias das praias, se perde com a chegada dos novos equipamentos tecnológicos. Mais que isso: muito desse conhecimento é mesmo insubstituível", revela Vicente.

Retratos de vidas

Para engrandecer a mostra, cada imagem é acompanhada por uma observação de morador ou relato do autor. Ë a sensibilidade de divulgar uma cultura tão rica, diversificada e ameaçada. Em uma das fotos está a canção da compositora caiçara Maria Teixeira Leite, que vive na ilha de Vitória, 27 milhas da costa de São Sebastião, no litoral norte paulista. Outra foto revela a frase utilizada por um garoto de Barra do Serinhaém (PE) para sintetizar o universo.

Atualmente, o ambientalista faz um trabalho voluntário na conservação de aves e em outubro, realizará uma viagem com uma jangada nordestina, cujo objetivo é realizar intercâmbio de conhecimentos náuticos tradicionais. A exposição tem a curadoria do ambientalista Paulo Moraes, da Ong Vida Sustentável, criador-responsável pelo Projeto Sócio Cultural Ambiental Meio Ambiente em Arte.

A vernissage acontece às 15h, do próximo dia 1º de julho e a exposição artística poderá ser vista no horário de 8 às 16h de segunda a sexta-feira, até o dia 20 de julho. Para visitação nos feriados e finais de semana, as pessoas deverão agendar com o Setor de Comunicação Corporativa de Cabiúnas, pelo telefone 2761- 1891.