Meio Ambiente embarga atividades ilegais na Virgem Santa

26/11/2009 16:52:11 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Divulgação

Proprietário foi multado por efetuar a extração sem autorização legal

Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente de Macaé (Semma) embargaram nesta quinta-feira (26), atividade ilegal de extração de terra que estava acontecendo numa encosta localizada à margem da Rodovia do Petróleo, próximo à Virgem Santa. No local, a equipe constatou também um procedimento ilegal de aterramento de uma área alagada.

De acordo com o fiscal Hélcio de Souza, o proprietário que se encontrava no local, foi multado por efetuar a extração sem autorização legal e notificado a retirar a terra que estava sendo colocadas no espelho d’água, provocando degradação ambiental.

Após a abordagem da fiscalização ambiental, as máquinas tiveram que paralisar com a extração e efetuar imediatamente medidas para corrigir os danos causado ao meio ambiente – a retirada do material do local alagado.

Para o secretário Maxwell Vaz, em caso como este é preciso que sejam realizadas imediatamente medidas compensatórias para que o meio ambiente seja preservado. “Somos a favor do desenvolvimento, desde que seja realizado com o gerenciamento da atividade e medidas mitigadoras”, pontuou.

A área alagada, situada em frente ao Fórum de Macaé, que estava sendo aterrada pelo empresário do ramo imobiliário, será analisada pela Semma. “Provavelmente a área em questão não possui um olho d’água. No entanto, cabe um estudo mais detalhado para avaliar o grau do impacto causado pela atividade”, disse Natália Marotti, engenheira ambiental da Semma.