Meio Ambiente encaminha pingüins para o Zoológico de Niterói

15/09/2008 17:50:40 - Jornalista: Equipe Secom

Nesta sexta-feira (12) a secretaria Executiva de Meio Ambiente (Sema) encaminhou para o Zoológico de Niterói mais seis pingüins que foram resgatados na região e passaram por tratamento com veterinários. Depois de chegarem ao Zoológico, os pingüins serão levados para a Patagônia, na Argentina, local de origem da espécie.

De acordo com o biólogo da secretaria, Alexandre Bezerra, os animais ficaram 10 dias em observação e tratamento. Neste inverno, a Secretaria de Meio Ambiente já ajudou a salvar a vida de cerca de 150 pingüins.

-Um dos seis pingüins estava com pneumonia e teve um tratamento diferenciado. Os pingüins devem ficar no Zoológico de Niterói onde ficaram até o mês de outubro, quando voltam para seu habitat natural, disse Alexandre.

Nesta época do ano, o aparecimento de pingüins na costa do Estado do Rio é comum. Todos são da espécie Pingüim-de-Magalhães. Em rota migratória, eles vêm da Argentina e geralmente são animais que se perderam de seu bando.

Quem encontrar um pingüim na praia ou em alto mar não deve colocá-lo no gelo. Geralmente, os animais que ficam para trás do bando estão sofrendo de hiportemia – temperatura baixa – e muito cansaço.

O Pingüim-de-Magalhães vive nas praias de areia e pedras do Uruguai, Argentina e Chile. Ele está adaptado a temperaturas entre 7° e 30°C. “O animal deve ser aquecido e trazido para a sede da secretaria. Daqui, vamos recuperá-lo para soltar na natureza. Se ele estiver muito debilitado, vamos encaminhá-lo a um zoológico”, comentou o chefe do setor de Fiscalização da secretaria, Fernando Barreto. A secretaria de Meio Ambiente fica em frente à praça Veríssimo de Mello, no Centro da cidade.