Meio Ambiente: fiscalização continua na Ilha Leocádia

01/09/2008 16:28:27 - Jornalista: Equipe Secom

Com a retirada de 47 famílias da Rua Santa Bárbara, na Ilha Colônia Leocádia, a prefeitura de Macaé vai intensificar a fiscalização no local, impedindo novas invasões. Nesta segunda-feira (1) a equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente encontrou três novas obras na área e notificou os moradores, que devem desocupar as casas em 90 dias.De acordo com o coordenador de fiscalização da Secretaria, Fernando Barreto, estão proibidas as ocupações na ilha.

- Desde 2005 a Prefeitura vem agindo no sentido de viabilizar a desocupação da ilha, impedindo novas construções e reassentando as famílias cadastradas em condomínios populares construídos para este fim, com prioridade para as áreas marginais ocupadas. Vamos intensificar as fiscalizações para coibir novas ocupações na área, explicou.

Uma ação conjunta da prefeitura feita pelas secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Empresa Municipal de Habitação. Urbanização, Saneamento e Águas (Emhusa), e a Guarda Municipal, com a sua equipe do Departamento Ambiental, demoliu as casas onde moravam as famílias contempladas pelo programa popular habitacional e que se mudaram nesta segunda-feira (1) para o condomínio da Ajuda, construído pela prefeitura.

A área, que será cercada, vai passar por um processo de recuperação ambiental do manguezal, com plantio de mudas. O projeto ambiental vai usar a mão-de-obra de moradores da Ilha que ainda continuam no local, e das comunidades das Malvinas e Botafogo.