Meio Ambiente intensifica fiscalização no período de defeso da sardinha

20/06/2008 15:42:06 - Jornalista: Liliane Barboza

A equipe de fiscalização da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (Sema) de Macaé, em conjunto com a Polícia Federal (PF) e a Guarda Ambiental, dará início neste mês a ações em todo município para preservar o período de defeso da sardinha verdadeira. A intenção da é coibir a pesca noturna na Praia dos Cavaleiros e no arquipélago de Sant’Anna.

O coordenador de fiscalização da Sema, Fernando Barreto, explicou que neste período, a sardinha busca as águas mais quentes e protegidas das ondulações para se reproduzir. Em Macaé, as pedras, localizadas no início dos Cavaleiros e principalmente, no arquipélago de Sant’Anna, apresentam as condições ideais para reprodução da espécie, sobretudo à noite, quando a água está na temperatura apropriada.

Ele esclarece ainda que a pesca noturna é considerada crime ambiental. Os infratores estão sujeitos, de acordo com a legislação ambiental, a multa e prisão de um a três anos. As multas variam de 800 a 900 Unidade de Referência Municipal (URMs), que custa R$ 1,82.

O tamanho mínimo para a pesca da espécie é de 17 centímetros, porém, durante o defeso a sardinha está em média com 10 centímetros. A Polícia Federal alerta que, quem for pego, terá o material de pesca apreendido, como tarrafas, puçás, malhas finas e, até embarcações.
Fernando Barreto informou que será realizada uma reunião com o delegado da Polícia Federal, Júlio Ribeiro, para acertar detalhes das ações de fiscalização.