Meio Ambiente lança projeto "Sacolas Plásticas Não!" Adote essa idéia na sexta-feira

07/01/2009 16:03:20 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

A campanha visa minimizar o uso de sacolas plásticas no município

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Macaé lança, nesta sexta-feira (9), às 15h, no pátio do supermercado ABC, localizado no centro da cidade, o projeto "Sacolas Plásticas Não! Adote essa idéia". De acordo com informações da coordenadoria de Projetos Institucionais da secretaria, o objetivo principal é incentivar e conscientizar as pessoas sobre a importância de não se utilizar sacolas plásticas.

A campanha visa minimizar o uso de sacolas plásticas no município e, ao mesmo tempo, serão estudadas possíveis medidas legais para promover a substituição gradual de sacolas de plástico por material biodegradável.

Para divulgar melhor a campanha de conscientização sobre o não uso de sacolas plásticas, serão distribuídas filipetas educativas, camisas e sacolas de panos nas lojas, supermercados, entre outros estabelecimentos comerciais, além de distribuição de camisas e divulgação nos meios de comunicação.

Uma das vantagens na utilização do uso de sacolas de pano é com a saúde. As atuais sacolas de plástico levam mais de um século para serem decompostas.
O subsecretário de Meio Ambiente, Henrique Emery, diz que a campanha "Sacolas de Plástico Não!" visa conscientizar todos os segmentos da sociedade da importância de mudar alguns hábitos.

- A redução do uso destas sacolas minimiza os impactos causados pelo extrativismo e descarte. É comum usarmos sacolas para acondicionarmos produtos que poderiam estar em bolsas retornáveis, nos bolsos ou até mesmo nas mãos, enfatiza Emery.

Os estabelecimentos que quiserem ser parceiros e buscar mais informações sobre o assunto poderão entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo pelo telefone: (22) 2762-4802 e falar com a Coordenadoria de Projetos Institucionais.