Meio Ambiente lança projeto “Sacolas Plásticas Não!”

31/12/2008 12:14:33 - Jornalista: Liliane Barboza

A Secretaria Executiva de Meio Ambiente (Sema) de Macaé lança na próxima semana o projeto "Sacolas Plásticas Não!". De acordo com informações da coordenadora de Projetos Institucionais da secretaria, Carla Barros, o objetivo principal é incentivar e conscientizar as pessoas sobre a importância de não se utilizar sacolas plásticas.

A campanha visa minimizar o uso de sacolas plásticas no município de Macaé, e, ao mesmo tempo, serão estudadas possíveis medidas legais para promover a substituição gradual de sacolas de plástico por material biodegradável.

- Sacolas de pano foram criadas especialmente para a campanha e poderão ser usadas por todos os segmentos interessados. A intenção é substituir o uso de sacos plásticos por sacolas em estabelecimentos por bolsas próprias ou carrinhos juntamente com a conscientização da população, minimizando o descarte deste material na natureza, explicou.

Carla Barros acrescenta ainda que para divulgar melhor a campanha de conscientização sobre o não uso de sacolas plásticas, serão distribuídos folhetos educativos nas lojas, supermercados, entre outros estabelecimentos comerciais, além de distribuição de camisas e divulgação nos meios de comunicação.

A coordenadora ressalta algumas vantagens na utilização do uso de sacolas de pano. Uma delas é com a saúde.

- As iniciativas ao substituir as atuais sacolas de plástico que levam mais de um século para serem decompostas, por sacolas oriundas de materiais cujas fontes são renováveis ou que permitam serem recicladas, é uma iniciativa concreta para preservar o meio ambiente, ressaltou a coordenadora Carla Barros.

O secretário Executivo de Meio Ambiente, Henrique Emery, diz que a campanha “Sacolas de Plástico Não!” tem por objetivo conscientizar todos os segmentos da sociedade da importância de se mudar alguns hábitos.

- A redução do uso destas sacolas minimiza os impactos causados pelo extrativismo e descarte. É comum usarmos sacolas para acondicionarmos produtos que poderiam estar em bolsas retornáveis, nos bolsos ou até mesmo nas mãos, enfatizou Emery.

História do plástico

O plástico vem tomando conta do planeta desde 1862, reduzindo os custos comerciais e alimentando os impulsos consumistas da civilização moderna. No caso específico das sacolas de supermercado, a matéria-prima mais utilizada é o plástico filme, produzido a partir do polietileno de baixa densidade.

No Brasil são produzidas 210 mil toneladas de plástico filme por ano, representado 9,7% de todo o lixo do país. Abandonados em aterros, esses sacos plásticos impedem a passagem de água retardando a decomposição dos materiais biodegradáveis e dificultando a compactação dos detritos (AGENDA AMBIENTAL, 2006). Os estragos causados pelo derrame indiscriminado de plásticos na natureza tornaram o consumidor um colaborador passivo de um desastre ambiental de grandes proporções.

Morte de animais

Aves, tartarugas e peixes morrem ao consumirem sacolas plásticas ou tampas de garrafas que chegam ao oceano levadas pelas águas poluídas dos rios. No oceano pacífico, por exemplo, há uma camada flutuante de plástico, que já considerada pelos ambientalistas, a maior concentração de lixo no mundo, com cerca de 1000 quilômetros de extensão.