Meio Ambiente participa da Feira Offshore no stand do Espaço S.A.

29/04/2009 10:45:27 - Jornalista: Lourdes Acosta

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semaurb) já garantiu sua participação na Feira Brasil Offshore deste ano, que será realizada entre os dias 16 e 19 de junho, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro). Através de um stand de 36 m2, cedido pelo programa Espaço S.A. Socioambiental, o órgão municipal vai apresentar os projetos que estão seguindo o caminho da sustentabilidade e visam minimizar possíveis impactos ambientais, desenvolvendo estratégias para disseminar a consciência ambiental junto ao público visitante do evento.

O acerto foi feito numa reunião realizada, na terça-feira (28), no Macaé Centro, com a participação do subsecretário de Governo, Fernando Amorim, do secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Maxwell Vaz, do representante da Câmara Permanente de Gestão, César Araújo, e dos ambientalistas co-fundadores do Programa Espaço S.A., Paulo Moraes e Glenn Suba.

De acordo com o secretário Maxwell Vaz, o carro-chefe dos projetos que estarão à mostra para os empreendedores de Macaé é o de licenciamento ambiental (LA), por sua importância para o futuro da Região. “O Licenciamento Ambiental é um procedimento pelo qual a secretaria orienta e autoriza a localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais que possam ser consideradas potencialmente poluidoras”, acentuou.

Muitos outros projetos ambientais que estão sendo desenvolvidos pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo serão colocados no Programa Espaço S.A., que ficará localizado no anexo ao lado esquerdo do pavilhão principal numa área privilegiada onde governos, universidades, empresas e Ong`s apresentarão suas propostas para um mundo sustentável e para a adoção de práticas ecológicas e socioambientais.

Ao lado da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo poderão estar também o Governo do Estado do Rio de Janeiro, com o projeto Rio Rural, a UTE Norte Fluminense e a Prefeitura de Quissamã, que estão sendo convidados pela Ong Vida Sustentável, promotora do programa Espaço S.A.

Segundo o subsecretário Fernando Amorim, a Secretaria Municipal de Educação já confirmou a visitação dos alunos da Rede de Ensino Municipal para conhecer os projetos socioambientais que estarão expostos no programa Espaço S.A.. Ele prevê ainda, uma média de 12 mil visitantes diários na Brasil Offshore.

O ambientalista Paulo Moraes, fundador da Ong Vida Sustentável, informou que outros órgãos municipais estarão presentes no pavilhão do Espaço S.A.. “Estamos acertando com a Secretaria de Trabalho e Renda, através da Incubadora de Cooperativa para a exposição do projeto da Associarte – que possui oficina de produtos artesanais, e com a Secretaria Municipal de Turismo, que fará uma exposição fotográfica ao lado da Ong Vida Sustentável”, revelou, completando que a participação da Secretaria de Meio Ambiente é um marco para a proposta de sustentabilidade do Espaço S.A.