Meio ambiente promove ciclo de palestras nas escolas

02/10/2007 08:38:31 - Jornalista: Liliane Barboza

A partir do próximo dia 15, a Secretaria Executiva de Meio Ambiente de Macaé (Semma) retoma o ciclo de palestras nas escolas da rede municipal. A ação faz parte do projeto “Conhecer para preservar”, desenvolvido pela coordenadoria de Educação Ambiental da secretaria.

Na última quarta-feira (26) foi realizada uma palestra técnica sobre “Aquecimento Global” para alunos do ensino médio do Sesi. “O mesmo tema foi apresentado na quinta-feira (27) para alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal do Engenho da Praia”, conta Paulo Sérgio.

O coordenador acrescenta ainda que essas palestras também fazem parte do Projeto Lagomar Sócio Ambiental (SA), que tem como finalidade trabalhar com as comunidades no entorno do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, principalmente as escolas, bem como algumas ruas do bairro. “A nossa intenção é capacitar alguns alunos para que sejam multiplicadores e dessa forma minimizar os problemas detectados naquela região”, explica.

Outra escola contemplada com a palestra foi a Escola Municipal Balneário Lagomar, onde os alunos tiveram a oportunidade de saber mais sobre a questão do lixo e da Unidade de Conservação Parque Nacional de Jurubatiba. As palestras contaram ainda com a participação dos biólogos Mateus Emerick e Patrícia Toledo que passaram para os alunos noções importantes para a preservação do meio ambiente.Além de realizar palestras em escolas, Paulo Sérgio explica que adultos da empresa PCP Engevix, que é parceira no projeto, tiveram a oportunidade de participar da atividade.

A primeira etapa do Projeto Lagomar Sócio Ambiental, de acordo com o coordenador de Educação Ambiental, é realizar palestras nessa comunidade. “Já a segunda etapa será realizada através de expedições ecológicas. O objetivo é apresentar a Unidade de Conservação, bem como alguns pontos de interesse que estão diretamente relacionados com o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba”, acrescenta.