Memorial da Igualdade em fase de ampliação

17/01/2024 13:53:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Bruno Campos

O cemitério terá mais jazigos e gavetas

O Memorial da Igualdade, cemitério público na Virgem Santa, em Macaé, passa por um processo de ampliação. O governo municipal investe na construção de 513 jazigos dobrados (com dois andares cada) e mais 1.100 gavetas que, juntos, somarão cerca de oito mil sepulturas. A previsão é de que a obra termine em aproximadamente dois meses. Quando o trabalho estiver concluído, os jazigos serão colocados à venda. Atualmente há uma lista de espera com 184 cadastrados.

O Secretário Adjunto de Cemitérios Públicos, Júlio César de Barros, calcula que, no local, haja cerca de sete mil sepulturas. "Conseguimos humanizar um momento difícil, respeitando sempre a dor do outro e atendendo as famílias da melhor maneira", salientou. Por mês, segundo o Secretário, são realizados, em média, 100 sepultamentos. Passam pelo local, mensalmente, cerca de 3,5 mil pessoas.

Criado em 26 de junho de 2000, o Memorial Mirante da Igualdade possui estrutura física planejada pela municipalidade. O funcionamento é ininterrupto, estando disponíveis capelas para velório e um salão ecumênico para celebração. Recentemente foram implantadas melhorias como humanização do ambiente, limpeza diária das dependências internas, implementação do espaço kids e dedetização.

Renda familiar e/ou comprovantes de despesas são quesitos necessários para a solicitação do benefício da gratuidade de serviços como urna, translado, preparo do corpo e ocupação de gavetas.

Missas em datas especiais, como Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia de Finados costumam concentrar um grande público no Memorial.

Em Macaé há outros 10 cemitérios públicos, localizados no Barreto, Córrego do Ouro, Trapiche, Bicuda Grande, Bicuda Pequena, Sana (dois) e Imbetiba (três) - esses últimos são antigos e há anos já não têm mais condições de abrigar novas sepulturas por falta de espaço.


Fotos Relacionadas