Mentes em ação discutirá transtornos alimentares

02/08/2018 11:59:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto - Arquivo Secom

Programação acontece na segunda-feira (6), na Cidade Universitária, às 17h30

Os transtornos alimentares – anorexia e bulimia: quando o desejo de ser magro se transforma em doença - são o tema do próximo Mentes em Ação Cinema e Debate, promovido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Macaé) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Um prato cheio de comida e uma jovem contando as calorias de cada alimento dá início ao filme “O mínimo para viver”, que estimulará o debate sobre a doença, na segunda-feira, dia 6 de agosto, no Auditório Claudio Ulpaino, Bloco A, da Cidade Universitária, às 17h30.

A entrada é franca e podem participar as pessoas interessadas no assunto, embora o projeto seja direcionado a profissionais das áreas da saúde e educação, com carga horária presencial de quatro horas. Os interessados podem se inscrever, também gratuitamente, pelo e-mail cinemaedebate@macae.ufrj.br ou no site formacaomacae.wixsite.com/formacao.

O tema será debatido pelo professor Joelson Tavares Rodrigues com participação de Liz Silva Gonçalves e David Richer Araújo Coelho logo após a exibição do filme. O projeto Mentes em Ação é implementado através do Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG), vinculado à Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional. O objetivo é debater com profissionais e a sociedade em geral temas polêmicos que fazem parte do cotidiano das pessoas. É apresentado uma vez por mês sempre com um assunto diferente.

A proposta do filme é mostrar como uma jovem, sem perspectivas de se livrar da anorexia, lida com a doença, e como pode ter uma vida feliz e saudável. “O mínimo para viver” mostra que as vítimas da anorexia se definham física e mentalmente, sempre se vendo fora do corpo desejado, no caso, acima do peso, enfrentando distúrbio alimentar sério que as levam a vomitar quase tudo o que comem. O filme foi escrito e dirigido por Marti Noxon e estrelado por Lily Collins e Keanu Reeves.

A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, no bairro Granja dos Cavaleiros.