“Mentes em Ação” trará debate sobre transtorno de comportamento

09/04/2019 14:13:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto - Arquivo Secom

Projeto exibirá filme “Precisamos Falar sobre Kevin”

Estão abertas as inscrições para quem quiser assistir ao filme “Precisamos Falar sobre Kevin” e participar do debate sobre diagnósticos complexos, como o transtorno de comportamento e de personalidade antissocial, tema que o Projeto Mentes em Ação – Saúde Mental e Cinema apresenta para discussão devido ao massacre na escola de Suzano, em São Paulo, ocorrido no dia 13 de março passado. Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, no site do Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG) formacaomacae.wixsite.com/formacao ou pelo e-mail: cinemaedebate@macae.ufrj.br. O evento será na próxima segunda-feira (15), às 17h30, no Auditório Claudio Ulpiano, Bloco A, da Cidade Universitária.

Logo após a exibição do filme começa o debate com carga horária presencial de quatro horas reunindo profissionais da saúde e educação e outros que têm interesse pelo tema. Os debatedores serão o professor Joelson Tavares Rodrigues, professora doutora Karla Santacruz, Maria Carolina Faria da Costa e Maria Luísa Santos de Castro. As inscrições podem ser feitas até segunda-feira, pouco antes do início do evento.

O filme baseia-se no Best-seller de Lionel Shriver que fala de Kevin, 16 anos, que cometeu uma chacina matando sete colegas, uma professora e um servente no ginásio do colégio do subúrbio de Nova Iorque. Ele leva o público a pensar sobre casamento, carreira, maternidade, família, sinceridade, alienação, culturas e sociedades que produzem assassinos e a responsabilidade na criação de um monstro. E a reflexão mais profunda produzida no livro, nas telas e na vida real: “é possível odiar os filhos”?

“Mentes em Ação” é da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), implementado em parceria com o CFCG, vinculado à Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional, da Secretaria Municipal de Educação. Nasceu para debater com profissionais e a sociedade temas polêmicos que fazem parte do cotidiano das pessoas.

A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros.